Arquivo

13 de fevereiro: “Envolva seu Amor!” Dia Internacional do Preservativo

Redação Lado A 13 de Fevereiro, 2016 00h49m

COMPARTILHAR

TAGS


A AIDS Healthcare Foundation (AHF) é considerada a maior organização de combate ao HIV do mundo, presente em 35 países, e celebra amanhã, 13 de fevereiro, o Dia Internacional do Preservativo. Mais uma vez, o objetivo é promover ações que incentivem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV e gravidez não planejada com a distribuição gratuita de camisinhas e a realização de debates e palestras sobre sexo seguro em mais de 31 países ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos. São planejados mais de 160 eventos em todo planeta.
 
Terri Ford, chefe de Política Global e Advocacia da AHF aponta que a iniciativa é importante porque reitera a relevância de manter permanentemente as campanhas sobre o uso de preservativos. “Estamos preocupados porque, em todo o mundo, o incentivo público para o uso de preservativos está caindo no esquecimento. Manter esse compromisso é necessário e vital por parte dos governos, escolas e organizações de saúde para promover o acesso aos preservativos”, disse . 
 
Ela conta também que países como a Índia, que contam com um baixo número de camisinhas a disposição da população, deixa as pessoas mais vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis de fácil combate e a gravidez indesejada. Segundo ela, um dos focos da campanha é reforçar que o sexo seguro é a melhor forma de se divertir, além de mostrar aos homens sexualmente ativos de que a camisinha é um adereço essencial.
 
No Brasil
2013 foi o ano que AHF chegou ao Brasil, mas sua sede só será implantada em fevereiro deste ano, em São Paulo. Aqui, o foco é aumentar a distribuição da testagem rápida do HIV para todas as populações, seja a geral ou as vulneráveis. Em 2014, foi fechado um acordo com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz, e novas pesquisas estão e curso para ajudar as ações desenvolvidas pelo Programa Estadual de DST e Aids do Rio de Janeiro. 
 
No mesmo ano, a AHF Brasil ganhou projetos na Região Amazônica, por meio da parceria do  Departamento Nacional de Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil. O objetivo é ampliar a testagem em áreas isoladas, assim como aumentar a distribuição de preservativos. 
 
“Nós, da AHF Brasil, estamos otimistas em obter parcerias aqui no país que colaborem com a divulgação do Dia Internacional do Preservativo com o tema Envolva seu Amor!, compartilhando ou publicando a arte da campanha criada para o dia 13 de fevereiro. A ideia é atingir o maior número de brasileiros, principalmente os jovens, sobre a importância do uso do preservativo, e assim consolidar o Dia Internacional do Preservativo no Brasil”, conta Cristina Raposo, coordenadora da AHF Brasil.
Epidemia
Atualmente, estima-se que cerca de 734 mil pessoas vivem com o vírus HIV no Brasil. Destas, 145 mil não sabem que tem o vírus. Os jovens entre 15 e 24 anos formam um dos grupos que mais preocupa as autoridades e profissionais de saúde envolvidos com o combate à aids no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em oito anos foram registrados mais de 30 mil casos da doença nesse grupo da população.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS