Arquivo

Curso de cura gay causa polêmica, cai na mira do MP e vira piada no Facebook

Redação Lado A 26 de Fevereiro, 2016 16h48m

Claudemir Ferreira, que segundo flyer divulgado nas redes sociais é especialista em Políticas Públicas e mestre em Saúde Pública, criou um curso onde promete oferecer métodos para se prevenir, tratar e curar a homossexualidade. A proposta é dar orientação para famílias e profissionais da área da educação através de ensinamentos bíblicos e científicos. Ele só não esperava que, ao mencionar o Ministério Público Federal, teria seu curso enquadrado em uma investigação da entidade para crimes cibernéticos. 
 
A farsa, publicada na última terça-feira, 23, já conta com quatro mil curtidas, 800 compartilhamentos e cerca 20 mil comentários no Facebook, felizmente, a maioria debochando do curso e levantando vozes contra essa prática que visa adoecer a homossexualidade. Diversos memes estão girando a internet com edições caricatas de Claudemir ou versões gays do flyer. Em uma das versões, há diversas referências da cultura LGBTQ, como RuPaul’s Drag Race, Inês Brasil e Grindr, aplicativo de encontros gays. A sacada é desconstruir a heteronormatividade através da piada e do riso. 
 
Investigação
O texto da divulgação sugere que os conteúdos abordados foram selecionados pelo Ministério Público Federal, que negou a informação. A entidade divulgou, em nota, que o caso está em curso de investigação pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do MPF. “[O MPF] não compactua com qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas e a adotarem ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”, divulgou. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS