Arquivo

A Homofobia ou ignorância de Benedito Ruy Barbosa

Redação Lado A 11 de Março, 2016 15h05m

COMPARTILHAR

TAGS


O evento de lançamento da próxima novela das 21h da Globo, Velho Chico, teve declarações constrangedoras por parte do seu autor Benedito Ruy Barbosa. Em uma conversa com quatro jornalistas, antes do evento, ele disse que odeia “história de bicha” e que os pais não querem personagens homossexuais sendo retratados em novelas porque não sabem explicar aos filhos. A declaração pegou todos os presentes de surpresa, causando grande desconforto em sua filha, Edmara, e neto, Bruno. 
 
O início de toda a baboseira que saiu da boca do senhor, de 84 anos, foi: “Odeio história de bicha. Você pode aceitar, mas não pode transformar isso em aula pras crianças, esse é o problema. Eu tenho 10 netos e quatro bisnetos, tenho um puta orgulho de serem todos machos pra cacete”. Em seguida, um jornalista perguntou sobre o casamento igualitário ser retratado em novelas. “Não, não tem. Eu respeito isso, não sou contra nem a favor. O que eu acho que não é justo é transformar o ‘só é normal o cara que é bicha’, o cara que não é, não é normal. Quando a novela retrata isso, o povo não quer. Eu tô cansado de ser perguntado em todo lugar, em Minas, na Bahia, em Pernambuco, as pessoas falam ‘para com isso!’, respondeu.
 
A filha e o neto até tentaram consertar, mas ele conseguiu estragar tudo no final. “Pra vocês entenderem: eu não sou contra, se alguém da minha família tiver o problema, porque é um problema…”, logo depois, a produção da Globo interrompe a entrevista e pede para que ele se dirija para o salão.
 
Uma matéria no blog da Cristina Padiglione, no Estadão, tenta mostrar como esse pensamente faz parte da noção de um senhor de 84 anos que aprendeu esses discursos na infância e os manteve. Mas, espera-se de um autor de novelas de uma das maiores emissoras do mundo, que ele seja estudado, atualizado e esclarecido. Seria, então, a ignorância da idade uma desculpa plausível nesse caso?
 
Outros autores da Globo e a comunidade LGBTQ não ficaram em silêncio. Aguinaldo Silva cutucou Benedito no Twitter, na última quinta-feira, 10: “‘Odeio história de bicha’, proclamou Benedito Ruy Barbosa. Isso teria a ver com alguma traumática história de sofá em priscas eras?”. Em resposta às declarações homofóbicas, diversos ativistas sugeriram boicote ao novo folhetim. A Globo não quis se posicionar e o diretor de Velho Chico, Luiz Fernando Carvalho, afirmou ter sido um momento muito infeliz do autor.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS