Arquivo

10 livros que todo gay precisa ler

Redação Lado A 09 de Março, 2016 15h18m

COMPARTILHAR

TAGS


Apesar de o mundo estar abrindo os olhos para a diversidade sexual, a homossexualidade e transexualidade ainda são assuntos evitados por editoras de livros. A literatura LGBT, tanto acadêmica, quanto ficcional, é bastante restrita e os títulos não atendem as demandas exigidas pela comunidade. Entretanto, alguns poucos livros servem bem ao propósito, através de editoras alternativas e autores independentes. Dessa forma, a Lado A selecionou 10 livros que todo gay precisa ler, entre romances e teoria, enumerados aleatoriamente:
(Ilustração capa do livro Devassos no Paraíso)
 
1 – O terceiro travesseiro, Nelson Luiz (1998)
A obra é brasileira e traz relatos reais sobre um garoto que sofreu bastante preconceito por conta da sua orientação sexual. A narrativa traz reflexões sobre a homossexualidade, a descoberta da sexualidade, a bissexualidade e relacionamentos poligâmicos. Apesar de ser do final do século passado, o romance não parece datado e a história é de fácil identificação, talvez por isso a leitura seja bem fluída. O livro marcou toda uma geração, carente de histórias e literatura própria no Brasil.
 
2- Devassos no Paraíso, João Silvério Trevisan (1986)
Uma obra prima da História brasileira. João Silvério Trevisan, que vivenciou o início do movimento LGBT no país, e traz, em Devassos no Paraíso, uma pesquisa histórica sobre os registros da homossexualidade masculina no Brasil. Do período indígena até a luta política iniciada pelo Grupo Somos. Esse livro é imprescindível para ativistas e jovens que entendem a importância da luta e do movimento. 
 
3- Will & Will, David Levithan e John Green (2010)
Esse romance infanto juvenil é cheio de drama, amor e comédia. No melhor estilo teen, vivem suas confusas vidas sexuais em meio a dramas do colegial e perfis fakes na internet. A trama traz até um show de drag.
 
4 – Além do Carnaval, James Green (1999)
Outra obra histórica importante. James Green é um antropólogo americano que estudou as relações homossexuais no Rio de Janeiro e Salvador, como era a ocupação geográfica da comunidade, como o preconceito amadureceu na sociedade e como a travestilidade é vista no período de carnaval. 
 
5- O nascimento de Joicy, Fabiana Moraes (2015)
O livro reportagem de Fabiana Moraes nasceu de uma série de reportagens vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo. A obra traz uma coletânea de todas as reportagens, um artigo sobre a transexualidade no jornalismo e um ensaio com reflexões sobre como o repórter deve encara a sua relação com a fonte.
 
6- O Bom Crioulo, Adolfo Caminha (1895)
O título já tem mais de um século de existência e ainda continua sendo lido para vestibulares e concursos. Fala, principalmente, sobre a homossexualidade em ambiente militar e o sexo inter-racial, tabu na época. O livro não consegue fugir de alguns preconceitos, muito porque Caminha também estava sujeito ao pensamento do século XIX e pensava na lógica de mercado. 
 
7-  A História da Sexualidade, Michel Foucault (1979)
Em três partes, um estudo sobre a sexualidade no mundo ocidental escrito pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault que abriu caminho para a revolução sexual, despatologização da homossexualidade e entendimento da orientação sexual inerente e individual do ser humano. A construção do preconceito e dos estigmas sexuais são alvo deste precioso trabalho, referência em todo o mundo.
 
8- Flores Raras e Banalíssimas, Carmen L. Oliveira (2015)
A obra inspirou o filme Flores Raras, que conta a história de Lota e Bishop. Bishop é uma das maiores poetisa americanas, enquanto Lota foi uma grande arquiteta carioca, responsável pelo projeto do aterro do Flamengo. As duas se conhecem e se apaixonam, mas o romance sofre muitos dramas e tragédias, contadas de forma cativante pela autora.
 
09 – O que é a homossexualidade, Peter Fry e Eduard McRhae (1985)
O livro narra a construção da história da homossexualidade do ponto de vista da sociologia considerando o panorama brasileiro. Importante fonte de estudo para o entendimento do homem gay brasileiro, o livro foi um dos primeiros trabalhos acadêmicos publicados no Brasil sobre o tema.
 
10 – O Armário, Fabrício Viana (2005)
O Armário foi escrito pelo bacharel em psicologia Fabrício Viana e narra de forma íntima os processos psíquicos que envolvem a entrada e a “saída do armário”. O livro divide-se em duas partes, a primeira, autobiográfica, e a segunda, sobre a história da homossexualidade, a condenação religiosa, neuroses, homofobia internalizada, dinâmicas psíquicas do machismo e outros temas interessantes para leigos, estudantes e profissionais.
 
 
Você conhece alguma outra obra para incluir nessa lista?
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS