Arquivo

Cantora trans Valeria Houston Barcellos recebe troféu Mulher Cidadã na Assembleia gaúcha

Redação Lado A 10 de Março, 2016 21h39m

COMPARTILHAR

TAGS


O troféu Mulher Cidadã é uma honra da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, concedida para as mulheres em lembrança ao Dia Internacional da Mulher. E, pela primeira vez na história, uma mulher transexual recebeu a premiação no auditório da Assembleia. Valéria Houston Barcellos é uma cantora transexual negra que nasceu em Santo Ângelo, no interior do Rio Grande do Sul, e ganhou notoriedade na noite gaúcha e em outros lugares. Em agosto do ano passado, Valéria, que sempre foi ativista, foi agredida fisicamente com uma chave de fenda enquanto andava na rua com o marido. 
 
Na época do ataque, ela apresentava o Programa Gay, na Rádio Ipanema. Quando estava andando pela Rua da República, um cara de cerca de 40 anos começou a xingá-la. “Aberração, tu e esse putão que está contigo”, disse o cara. Ela resolveu partir para cima e intimidar o cara, mas ele a apunhalou com uma chave de fenda, socos e chutes. O resultado foi uma lesão no braço e perfurações nas costas. 
  
Ela ficou conhecida por sua voz doce e potente depois que ganhou o Festival da Canção Francesa em Porto Alegre e foi fazer shows em Paris. Participou dos programas Máquina da Fama e Astros e fez seu nome girar na internet. Agora, ela alia o seu talento musical com a voz da representatividade pelas mulheres negras e transexuais. “Eu me sinto mais ativista, estou participando de palestras e conversas e debates, para saber mais e realmente deixar bem claro o meu papel na sociedade enquanto artista, para não ser uma voz ouvida apenas na música, mas que pode ser ouvida em muitos aspectos”, revela.
 
O evento aconteceu ontem, 09 de março, premiou outras mulheres importantes e a sua indicação foi comemorada pela comunidade LGBTQ. Valéria Houston foi indicada pela deputada Manuela d’Avila, do PCdoB.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS