Arquivo

A cena do documentário homofóbico dos anos 50 que todos precisam assistir

Redação Lado A 16 de Março, 2016 05h26m

COMPARTILHAR

TAGS


Um documentário antigay da década de 1950 traz falas preconceituosas que mostram a incompreensão social sobre a homossexualidade à época e a forma que eram tratados pela imprensa. Apesar das falas ridículas do narrador, há cenas importantes que merecem a atenção da comunidade. Imagens maravilhosas de festas gays nos anos 50 foram gravadas, retratando os famosos bailes elegantes e de elite da época, preservadas até hoje.

 
A cena de 2m10s traz a percepção que a sociedade tinha sobre as lésbicas: “Quais devem ser os sentimentos profundos e enraizados que as removeram completamente da companhia dos homens, e, ao mesmo tempo, fez com que elas simulassem aparências masculinas com resultados tão patéticos? Mesmo que esses sentimentos sejam escondidos por uma atitude blasé, estamos conscientes da sua tristeza subjacentes”, diz o vídeo homofóbico.
 
O narrador não termina ali. Prossegue falando sobre os homens gays: “Mas enquanto a tradição e a literatura toleram a fraqueza das mulheres, o homem apenas recebe o peso do ridículo”. Apesar desses pensamentos sem sentido, as sequencias de imagem dos bailes são lindos e fazem parte de registros históricos que não podem ser perdidos pela comunidade. Confira:
 
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS