Arquivo

Documentário mostra primeira gangue LGBT armada contra os homofóbicos

Redação Lado A 18 de Março, 2016 10h45m

COMPARTILHAR

TAGS


Quem faz parte da comunidade LGBTQ, principalmente os dos grupos mais estigmatizados, sabem como não é seguro andar sozinho na rua à noite. Para evitar problemas de violência homofóbica, transfóbica e lesbofóbica, muitas pessoas preferem não andar sozinhas ao sair da balada, há quem sempre carregue um canivetes e armas de proteção na bolsa. Esse sentimento é compartilhado por um grupo de cinco adolescentes queers dos Estados Unidos, que se uniram em uma gang chamada Check It, para se proteger do bullying e da violência. 

 
Entre as idades de 14 e 22 anos, os jovens carregam facas esportivas, clavas, bastões e socos ingleses em suas bolsas inspiradas na grife Louis Vuitton para se manterem seguros e protegerem uns aos outros. Acredita-se que essa é a primeira gangue formada por pessoas LGBTQs nos Estados Unidos. A história está sendo investigada por um documentário realizado em Washington, que também se chamará Check It.
 
No trailer, alguns participantes dão depoimentos sobre as situações enfrentadas por homossexuais negros nos Estados Unidos. Como forma de defesa, o grupo mostra que aprendeu a ferir outras pessoas para que elas não as incomodem mais. Dessa forma, é como se uma centelha de esperança começasse a aparecer na vida desses jovens. “Se ninguém vai nos defender. A gente vai ter que se defender por nós mesmos”, comenta um dos jovens.
 
O filme está com data de estreia marcada para Abril, no Tribeca Film Festival, em Nova York. Ao que tudo indica, a obra tem tudo para ser o novo “Paris is Burning”, que apresenta a cultura LGBTQ negra nas casas de acolhimento da periferia norte americana. “Você vai bater ou você vai apanhar?”, questiona uma entrevistada no filme. Confira o trailer em inglês:

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS