O universo da moda já está familiarizado com o conceito de reciclagem, onde materiais não usados são coletados para passar por um novo processo de fabricação. Agora, um novo conceito chegou ao Brasil do exterior, o upcycling. A ideia consiste em evitar o desperdício de matéria-prima e aproveitar sobras e materiais com defeito para criar novos produtos. Ou seja, a ideia é dar novas cores para aquilo que será jogado fora ou está no fim da vida útil.
O curso de Design de Moda do Centro Europeu de Curitiba promoveu no último dia 22 a palestra “Customização, upcycling e costum”. Quem apresentou a tendência foi a fashion designer Kamila Olstan, que desenvolveu um projeto baseado na filosofia do Upcycling, o Farrapo Upcycling e Custum. Sua marca conta com coleções que são únicas, produzidas através do reaproveitamento de material e de forma completamente artesanal.
A técnica é usada há muito tempo por drag queens mais conceituais, que se aproveitam de materiais não convencionais, como sacos de lixo, chinelos, lacres de lata e papel de parede para criar looks fabulosos.
A Reciclagem (recycling) é reutilizar um produto descartado sem alterar as suas características técnicas ou uso, ou seja, seria reaproveitar o mesmo material para o mesmo fim. Um bom exemplo seria a customização ou a fabricação de novas peças a partir de peças antigas.
Já o downcycling consiste reutilizar o produto, de forma recuperada, para outro produto de menor valor, ou seja, roupas que viram almofadas, bolsas e outras peças.
No Upcycling, produtos de uso diverso são reutilizados e geram um novo produto, como as lonas de caminhão reutilizados para calças e bolsas. Um novo produto com valor agregado que acabam valendo mais do que o original.