Arquivo

Por que o orgulho heterossexual é desnecessário e sem sentido?

Redação Lado A 27 de Julho, 2016 16h40m

A página do Facebook Parada Hétero Brasil postou na semana passada, 21, uma imagem que afirmava “Você nasceu hetero”. Em uma clara alusão à falta de conhecimento sobre a construção da sexualidade, a arte acabou ganhando bastante repercussão. Mas não a esperada. Diversos membros da comunidade LGBT deixaram comentários para lá de engraçados no post, como “Eu saí do útero já dançando Crazy in Love, então segura essa marimba aí fofa”, “Na barriga da minha mãe eu não chutava, eu abria espacate!” e “Não nasci hétero, não. Mas já namorei muitos”.
 
Mas por que não faz sentido ter orgulho de ser hétero? Essa pergunta tem muitas respostas, e boa parte delas é usada com frequência no “Dia do Orgulho Hetero”. Para começar, é preciso entender um pouco sobre a história dos movimentos sociais e os pesamentos sobre sexualidade e gênero. Ao longo dos dois últimos séculos, diversos movimentos se estruturaram em prol de minorias sociais oprimidas, sejam de gênero, cor, classe, etc. Isso foi preciso porque, por muito tempo, a mulher, o negro, o homossexual, a travesti, etc. Foram vistos como seres humanos de classe menor. Foram perseguidos, queimados em fogueiras, assassinados ou presos. E, mesmo quando isso acabou, seus direitos eram/são restritos. 
 
Quando uma pessoa foi morta, teve algum direito negado ou sofreu algum tipo de retaliação por ser heterossexual? Se vocês conhecem alguma história do gênero, podem nos contar. Ter orgulho de ser heterossexual é querer reafirmar a supremacia da heteronormatividade na sociedade ocidental, como se as pessoas que desviam do padrão fossem prejudicar sua supremacia caso conquistassem direitos igualitários. 
 
Para esses heterossexuais que sentem tanto orgulho, uma lei contra LGBTfobia ou o racismo é como um tipo de privilégio que algumas pessoas vão ter. Falta entender que apanhar na rua, sofrer bullying e ser assassinado por sua cor, orientação sexual ou identidade de gênero é um privilégio que nenhum de nós quer ter. É um fato social, mais além, é um mal social que precisa ser combatido por meio de políticas públicas. Essa tirinha da Laerte diz tudo:

 

Então, o que quer dizer o Dia do Orgulho Hétero? Nada mais é do que o dia seguinte ao Dia do Orgulho LGBT, criado e comemorado por héteros ignorantes que não sabem sobre a história da Revolta de Stonewall e ficam de pirraça na internet porque não tem um dia especial onde se comemora o que é ordinário. Mais além, a data é uma provocação à comunidade LGBTQ, ou seja, mais um ato homofóbico que busca deslegitimar a nossa luta social. 
 
Por fim, é preciso compreender que os heterossexuais não sofrem com qualquer tipo de opressão e, assim, não há motivo para reivindicações específicas. Ou seja, essa é mais uma ideia que reprime e reforça a superioridade de seus praticantes. Então, não venham com o argumento da liberdade de expressão, porque isso não passa de opressão.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS