Arquivo

Relacionamentos abertos criam maior cumplicidade, assim como beber juntos, diz estudo

Redação Lado A 26 de Julho, 2016 15h17m

COMPARTILHAR

TAGS


Dois estudos recentes apontam que a cumplicidade de um casal homossexual pode ser maior quando o tipo de relacionamento foi aberto ou até mesmo quando ambos tem a prática de beberem juntos. O primeiro é um estudo do Centro de Saúde, Identidade, Comportamento, e Prevenção da Universidade de Nova York, enquanto o segundo é da Universidade de Michigan. 
 
Christopher Stults desenvolveu um questionário que aplicou a 10 casais gays que estavam em um relacionamento aberto. Individualmente, os entrevistados responderam uma entrevista de cerca de 45 minutos falando sobre envolvimento, qualidade do relacionamento, satisfação e risco potencial de contrair alguma doença sexualmente transmissível. Após as conversas, os resultados parciais divulgados esta semana apontam que independente da idade – homens de 19 a 43 anos foram entrevistados – o relacionamento aberto parece ser a forma mais estável de relacionamento para homossexuais. 
 
Um dos pontos levantados é que os relacionamentos abertos sofrem preconceitos e estereótipos construídos socialmente. Homossexuais que tem um relacionamento assim são taxados de promíscuos e doentes, quando na verdade, esse tipo de relacionamento não tem, necessariamente, sexo grupal ou vive sem regras. Pelo contrário, há mais intimidade e sinceridade porque regras precisam ser dialogadas entre o casal. 
 
“Minha impressão até o momento é que eles não parecem menos satisfeitos, na verdade até parece que a comunicação entre eles é melhor do que entre casais monogâmicos, uma vez que eles precisam negociar detalhes específicos”, contou Stults em entrevista ao site Pinknews. 
 
Já os pesquisadores de Michigan conversaram com casais de todas as orientações sexuais, acima de 50 anos, casados. A ideia era questionar a presença da bebida no relacionamento. E a resposta foi surpreendente. Os casais que confirmaram beber juntos ao longo do casamento apresentaram um relacionamento melhor do que aqueles que bebiam separados ou os que apenas um bebia. Mas a melhor alternativa ainda é se acompanharem. Ou seja, quando um não bebe, o outro também não. 
 
Já pensou em saber mais sobre outras formas de relacionamento junto ao seu parceiro?
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS