Arquivo

Ex-presidente da Irlanda ressalta à Igreja que há padres gays e que isso não é um problema

Redação Lado A 30 de Agosto, 2016 20h32m

COMPARTILHAR

TAGS


A Irlanda está enfrentando grandes polêmicas envolvendo padres homossexuais. Primeiro foi o caso do padre que se assumiu gay e apresentou seu companheiro para todos, depois, a pesquisa que revelou a cultura de sacerdotes frequentarem bares gays do país e, por fim, no último mês a instituição começou a investigar o cenário gay e o uso de aplicativos de pegação dentro do Seminário St. Patrick, em Maynooth. A ex-presidente da Irlanda, Mary McAleese, mandou uma mensagem para que a Igreja Católica passe a entender essa nova conjuntura e trabalhe para se adequar.

 
Em uma entrevista ao jornal Irish Times, a advogada e jornalista falou sobre a questão no país e disse acreditar que a Igreja está dando passos no caminho errado. Ela fez um panorama afirmando que há tanto padres heterossexuais quanto homossexuais, mas que o escândalo só acontece quando a descoberta é para o lado dos homossexuais porque, nas palavras do Papa Benedito, ela se constitui em um desvio do mal.
 
“Um seminário deveria ser um espaço onde as pessoas se sentem bem-vindas, não um lugar onde elas se sentem vigiadas e reprimidas. Além do mais, há jovens lá que ainda não fizeram o voto celibatário”, opinou sobre o caso em St. Patrick. A opinião da ex-presidente, que foi eleita em 1997 e comandou o país até 2011, é importante por partir de uma católica praticante e entendedora dos dogmas da Igreja. 
 
As investigações no seminários estão acontecendo com bastante rigor, monitorando o uso dos celulares no horário das refeições, transferindo alguns seminaristas e até mesmo expulsando outros. Em 2011, o Cardinal norte americano Bernard Francis Law disse que era uma pena para a Igreja Católica da Irlanda ter que aturar McAleese como presidente do país. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS