Arquivo

Bispo da Igreja Anglicana da Inglaterra é o primeiro a se assumir gay

Redação Lado A 08 de Setembro, 2016 17h34m

COMPARTILHAR

TAGS


Em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, publicada no último dia 3, o bispo de Grantham, condado de Lincolnshire, na Inglaterra, Reino Unido, revelou ser homossexual e manter um relacionamento estável. Nicholas Chamberlain é o primeiro bispo da Igreja Anglicana da Iglaterra a assumir sua homossexualidade, o que é permitido pela religião. Ele afirmou que só revelou sua identidade sexual publicamente porque estava sendo ameaçado por um veículo midiático. 
 
A mídia ainda tem a tendência de fazer a sexualidade de uma pessoa ser motivo para matérias polêmicas e histórias sensacionais. É o caso do bispo Nicholas Chamberlain, da Inglaterra, que é homossexual e mantém um relacionamento estável. O sacerdote revelou sua orientação em uma entrevista porque, segundo ele, outro jornal o havia chantageado, ameaçando revelar seu “segredo”. Um grupo de religiosos está pressionado 10 padres a se assumirem, pois eles viveriam relacionamentos secretos há anos.
 
“Não foi a minha decisão tornar uma grande história eu me revelar gay. As pessoas sabem que sou gay, mas não é a primeira coisa que eu digo a ninguém. Minha sexualidade é parte de mim, mas é no meu ministério que quero me concentrar”, afirmou. Ele revelou que quando foi nomeado bispo, em 2015, os envolvidos na escolha sabiam sobre sua orientação e que isso não atrapalhou a decisão, visto que o foco é no seu trabalho, que executa com amor e dedicação. 
 
Na Igreja Anglicana, é permitido que homossexuais unidos no civil se tornem clérigos desde 2005. Para se tornarem bispos, a decisão só passou a ser permitida em 2013. Entretanto, a religião não permite a celebração de casamentos homoafetivos. Ainda na entrevista, Chamberlain contou que se encontra extremamente feliz com o seu relacionamento e que ambos vivem nos preceitos da religião, ou seja, vivem no celibato, mas preferiu não revelar a identidade do seu parceiro. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS