Arquivo

Caso Diego, o menino de 11 anos que se matou por causa do bullying

Redação Lado A 09 de Setembro, 2016 20h51m

COMPARTILHAR

TAGS


Em Outubro do ano passado, o garoto Diego Gonzalez, de 11 anos, se jogou do parapeito da janela do seu apartamento, no quinto andar de um prédio de Villaverde, em Madri, para se matar. Depois da morte, os pais encontraram uma carta do garoto, junto ao seu coelho de pelúcia favorito, Lucho, que falava sobre os seus problemas em ir à escola e mencionava o amor que sentia pelos pais e pela família. “Mira en Lucho”, disse o menino antes de se jogar. Em uma investigação preliminar, a polícia descartou o bullying como motivação, mas recentemente, os pais apresentaram conversas de 16 colegas de classe com Diego no aplicativo Whatsapp que podem mudar o rumo da sentença. 
 
Os noticiários espanhóis acompanham de perto o caso. Na carta, o menino falava diretamente aos pais, avós e familiares próximos, pedindo desculpas pelo ato e dizendo que os amava profundamente. “Vocês dois são incríveis, mas juntos são os melhores pais do mundo. Eu digo isso a vocês porque já não aguento mais ir ao colégio, e não há outra maneira de não ir. Por favor, espero que algum dia possam me odiar um pouquinho menos”, diz na carta. Leia na íntegra aqui.
 
O colégio tem um histórico de problemas de bullying, inclusive, um conselho disciplinar precisou visitar a escola para reformular os procedimentos entre alunos e funcionários para trabalhar contra esse mal. Entretanto, a escola negou qualquer tipo de problema envolvendo Diego e informou não ter recebido qualquer reclamação prévia do aluno. Já alguns alunos e pais afirmaram que sabiam de tratamentos opressivos contra o aluno vindo de alguns colegas de classe.
 
Os pais processaram a escola Nossa Senhora dos Anjos, mas o inquérito não encontrou nenhuma evidência de negligência por parte da escola. Agora, ele foi reaberto depois que os pais tiveram acesso à conversas de Whatsapp em um grupo de 16 colegas de Diego onde se fala sobre o bullying sofrido pelo jovem no dia após sua morte. 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS