Arquivo

História real de aprendizado de professor com aluna trans vira e-book Uma Questão de Jeito

Redação Lado A 01 de Fevereiro, 2017 14h55m

COMPARTILHAR

TAGS


 
Luiz era um professor da rede pública que sempre ensinou voltado para os alunos com maior facilidade de aprendizado. Quando se deparou com a verdade de estar deixando de lado os alunos menos favorecidos, decidiu encarar novos desafios. Foi no seu primeiro dia de aula como professor substituto numa escola nova, que Luiz conheceu Clara, uma estudante transexual que desafiava tudo e todos para se impor com respeito. A história da relação dos dois é contada no livro de Roberto Muniz Dias, chamado Uma Questão de Jeito, publicado pela primeira vez na internet no fim de dezembro de 2016.
 
Romancista, Mestre em Literatura e integrante da Comissão de Tolerância e Diversidade Sexual da 93ª Subseção de Pinheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, Dias já tem experiência com literatura LGBT. Ele publicou a obra “O Príncipe – O Mocinho ou o Herói podem ser Gays” e agora traz uma história sobre verdade, luta e autoconhecimento, que envolve um universo praticamente cego no universo da literatura contemporânea: a transexualidade no ambiente educacional brasileiro.
 
Nessa trama, Luiz passa a ter que lidar com uma turma de 36 alunos do Ensino Médio. Além de aprender mais sobre o universo de Clara, que se autodeclara travesti, enfrenta as barreiras para ajudar a garota a conquistar o respeito dos colegas, principalmente os caras machistas. Durante esse processo ao longo de um ano letivo, o professor vê a sua vida pessoal se confundindo com o espaço de trabalho, mas como lidar com todas essas novidades?
 
“A ideia é levar, por meio do livro, a discussão do preconceito de gênero e do bullying que acontece muito no espaço da escola; bem como protagonizar uma personagem trans. A ilustração da capa é do artista Esaul Furtado”, comentou o autor com a Lado A.
 
O relato realista é trazido na perspectiva do professor e você pode encontrá-lo completo em forma de e-book, basta clicar aqui.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS