Uma pesquisa realizada mundialmente pelo Hornet, maior rede social gay do Brasil e segunda maior do mundo, constatou algo curioso: entre seus mais de 18 milhões de usuários em todo mundo, o Brasil é um dos países com maior número de versáteis, ativos e passivos no sexo, declarados.
Entre os mais de 500 mil usuários ativos no país: 36% se declaram versáteis, 14% versáteis-passivos e 13% de versáteis-ativos, em um total de 63%. No Brasil, exclusivamente passivos são 20% e ativos 17%. Talvez por isso a impressão geral de que há mais passivos do que ativos.
Uma curiosidade: A China é o país com mais passivos declarados: 37%. Por outro lado, a Turquia é o país com mais homens exclusivamente ativos superando os 33%.
O número de versáteis dos brasileiros só é superado por italianos e alemães, os mais versáteis do mundo segundo o levantamento. Na França a pesquisa apontou que 27% são passivos, 20% ativos e 25% versáteis. Já entre os argentinos, 25% de declararam passivos, 16% ativos e 31% versáteis.