Arquivo

Reis da Espanha saúdam comunidade gay e manifestam apoio a parada gay mundial

Redação Lado A 21 de Março, 2017 22h07m

COMPARTILHAR

TAGS


A maior Parada do Orgulho LGBT da Espanha, de Madrid, comemora 40 anos em 2017 e este ano o país recebe a World Pride, evento mundial que celebra a cada ano em uma grande cidade a diversidade. Para a celebração, os organizadores convidaram os monarcas Rei Felipe VI  e a rainha Letizia. Apesar da recusa, o evento recebeu uma resposta do chefe da casa real, Jaime Alfonsín, saudando o evento e desejando sucesso na edição deste ano que acontecerá no dia 02 de julho. Desde o início do reinado, foram poucas as vezes que a casa real deu atenção à comunidade LGBT, por isso, os votos são um marco.
 
O casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado na Espanha desde 2005 e o país é conhecido por ter políticas inclusivas e de proteção às minorias. Em 2014, poucos meses depois de assumirem a coroa, os reis Felipe e Letizia receberam mais de 350 representantes de associações LGBTs do país para discutir sobre pautas da comunidade. Esta é a segunda vez que o casal real se pronuncia em favor de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. 
 
“A casa real é obrigada a manter um critério muito restrito perante o elevado número de solicitações que recebe”, respondeu Alfonsín. Mas ele reiterou que os monarcas enviaram uma “cordial saudação, e o desejo que a celebração do evento seja um êxito”. A Espanha conta com uma legislação progressista. Há a possibilidade de adaptação ou alteração do sexo legal sem a necessidade de qualquer operação cirúrgica. Outros pontos bem inclusivos são o Exército Espanhol, a guarda civil e o sacerdócio. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS