A diversidade humana em pauta no mercado de trabalho

Uma das maiores preocupações de um homossexual, bissexual, lésbica ou pessoa trans ao ser inserido em um novo ambiente de trabalho diz respeito à aceitação e inclusão. A homofobia e a transfobia são questões que influenciam o desempenho de um funcionário de forma evidente e, por isso, as empresas têm buscado desenvolver espaços mais seguros e tolerantes.
 
Dessa forma, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), junto a Fundação Espaço ECO, organiza o workshop “Diversidade como Estratégia para os Negócios” no próximo dia 4 de maio, 8h30 às 11h30, na própria Câmara Brasil-Alemanha, em São Paulo, tudo sem custo algum. 
 
A instituição que representa oficialmente os investimentos de empresas alemãs no Brasil entende a importância da inclusão a LGBTs, mulheres, negros, culturas e religiões diferentes em grandes empresas. O objetivo do workshop é trazer uma perspectiva de que agregar esses valores diversificados só vai agregar ao valor humano da empresa, do setor e da própria marca. Empresas mais humanas trazem melhores resultados. 
 
“Construir um ambiente inclusivo é uma poderosa forma de atrair os melhores talentos e desenvolver soluções que atendam de forma mais eficiente os desafios do ambiente corporativo”, pontua Guilherme Bara, um dos palestrantes do dia. 
 
Workshop
O dia começa com um painel sobre a temática principal da inclusão da diversidade nos negócios. Mediado por Guilherme Bara, gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço ECO, o espaço pretende discutir com os convidados justamente sobre os desafios que as empresas podem enfrentar para criar um ambiente corporativo inclusivo. Entre os convidados estão: Ralph Schweens, presidente da BASF e vice-presidente da AHK São Paulo; Theo van der Loo, presidente da Bayer e membro da diretoria da AHK São Paulo, além da participação de Wolf Dio, diretor da GIZ no Brasil (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional, em português).
 
Além da conversa, os ouvintes contaram com a apresentação de um case de sucesso por Laura Pires, diretora corporativa de Sustentabilidade do GPA. O painel se chama “Case Grupo Casino: Um olhar Europeu para a Diversidade e Inclusão”. 
 
Todo o evento é pensado para gestores, consultores, gerentes de RH, e profissionais da área de Negócios, Comunicação e Marketing. No final do evento, será possível sugerir temas para os próximos três encontros de 2017, que ainda não têm datas definidas. 
 
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa