Arquivo

Casal gay sofre golpe de estelionatária às vésperas do casamento no Rio

Redação Lado A 22 de Agosto, 2017 14h41m

COMPARTILHAR

TAGS


O casamento era para ser realizado no próximo dia 26, mas a organizadora da festa pegou o dinheiro e sumiu. Cerca de 16 mil reais foi o prejuízo do casal Wesley de Santana Gonçalves, de 28 anos, e Renato da Silva Ribeiro de Mattos, de 29 anos. Uma mulher identificada como Bárbara Dias dos Santos Anjos é a suspeita de aplicar o golpe, e já há um inquérito instaurado contra ela na 35ª Delegacia de Polícia (Campo Grande), na Zona Oeste do Rio de janeiro. Segundo entrevista ao jornal O Globo, o delegado titular da 35 DP, William Pena, afimrou que ela deverá se explicar. “Ela vai ser intimada a prestar depoimento. Coloquei uma pessoa específica para fazer a investigação de estelionato. E o importante é que essas vítimas, que ainda não fizeram o registro, nos procure ou mandem, pelo próprio site da Polícia Civil (CAC), denúncias dessa pessoa que está sendo investigada e sobre o endereço dela, que pode estar desatualizado”, disse o delegado.
 

Mas o casal não foi a única vítima da Barbara Dias dos Santos, segundo Kley, dono do espaço Sítio Águas de Prata informou “ Ela nos pagou, mas ficou devendo muita gente. A festa da menina (debutante) foi horrível. Há vários relatos de casas de festas e de pessoas que sofreram o golpe aplicado por ela”. Ainda segundo Andrea Fonseca, “Bárbara também é suspeita de aplicar golpes em pelo menos duas casas de festa da Zona Oeste. No Jardim Alhambra, em Campo, onde ela trabalhou por cerca de sete meses como recepcionista e cerimonialista, somados, os desfalques nos cofres da casa chegam a R$ 17 mil”.
 
É realmente um caso lamentável conforme Thaisy Pecsén, amigas dos rapazes que relata: “acho um absurdo. É uma pessoa que pega o sonho do outro e transforma em pesadelo. Eles agora vão ter que pegar empréstimo para fazer o casamento”. Ainda Carol Ramos, relatou as lutas e adversidades do casal, no seu perfil no Facebook, “os meninos ficaram noivos há pouco mais de um ano e, desde então trabalharam duro, ralaram e botaram cada suor do corpo para fazer o casamento dos sonhos deles, inspirado no mundo do Harry Potter. No fim do ano passado, Renato perdeu o pai para o câncer, de forma lenta e dolorosa, o que mexeu um pouco no orçamento da festa, mas só o fez trabalhar mais para tudo sair como o planejado. No início desse ano, em outra tragédia, Wesley perdeu a mãe por infarto fulminante, de forma completamente inesperada. Mais uma vez, eles tiveram que mudar planos, mudar onde morariam, aguentar mais um baque. Mas continuaram se dedicando ao casamento”. 

Como evitar ser vítimas de golpes assim?

Assim, realizar um evento social exige muito planejamento e dedicação, muitas pessoas passam um bom tempo organizando tudo com cuidado, mas é preciso cautela na hora de escolher a empresa responsável pelo evento para que o tão desejado sonho não vire um verdadeiro pesadelo, como forma de proteger o consumidor de possíveis prejuízos e evitar golpes, a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) alerta para a importância de ficar atento a alguns fatores na hora de acertar os detalhes da festa com os prestadores de serviços do setor, assim lá vai umas dicas, para esse dia tão especial não virar “uma dor de cabeça”. 
 
Antes de fechar o contrato, é importante que o consumidor se certifique que a empresa está devidamente constituída, ou seja, possua contrato social, CNPJ, inscrição municipal ou estadual ativos, segunda recomendação importante da Abrafesta é ficar atento se a empresa possui todos os alvarás e licenças necessárias para a prestação do serviço oferecido, como alvará de funcionamento, licença do Corpo de Bombeiros e demais licenças exigidas; as NRs 10 e 35, de acordo com a necessidade de cada segmento.
 
A associação também recomenda que o consumidor faça um breve levantamento na internet com o objetivo de identificar se a empresa contratada possui ações judiciais, assim alerta Ricardo Dias presidente da Abrafesta, “diante dessas orientações será possível identificar quais tipos de problemas são recorrentes com o prestador e também a forma como ele age diante dessas situações. Esses cuidados são importantes e evitam situações desagradáveis no planejamento e realização do evento”. Então vamos tomar os devidos cuidados e sempre estar atentos, para evitar problemas e tornar este dia apenas um motivo de comemoração e de boas recordações para o futuro. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS