Arquivo

Casal gay adota menina transgênero e seus dois irmãos em Curitiba

Redação Lado A 24 de Novembro, 2017 08h38m

COMPARTILHAR

TAGS


O casal Gustavo Uchoa Cavalcanti e Cleber Reikdal, casados desde 2007, deram entrada no processo de adoção em Curitiba no ano de 2013, mas o procedimento foi retomado três anos depois, quando o casal estava melhor preparado para receber não uma, mas três crianças. De posse da legitimidade do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), eles foram convidados para conhecer aqueles que seriam seus três filhos e que mudariam suas vidas. 
 
Durante 30 dias o casal esperou para conhecer João, que hoje é Maria Joaquina, Thalia e Carlos Eduardo. Todos os dias o casal aguardava ansiosamente a homologação da Vara da Infância para ter o primeiro contato com os pequenos. No dia 28 de outubro, último dia do prazo para receber uma resposta, o casal tinha uma viagem marcada e, como não receberam nenhum sinal, partiram com destino a Registro, em São Paulo. Finalmente, a espera cessou quando receberam a ligação da psicóloga da Vara da Infância, Rhayane, para finalmente conhecerem as crianças. 
 
Durante as visitas, Gustavo e Cleber frequentavam o Lar Batista, instituição religiosa onde as crianças moravam, e que demonstrou resistência em receber um casal de homossexuais. Todos os dias os pais tinham contato com as crianças. O pastor Natanael, responsável pelo Lar Batista, referia-se ao cabelo de João que, comprido, remetia à feminilidade. O casal não cogitava que podia se tratar de uma pessoa trans, mas apenas um equívoco, pois para eles a única possibilidade era de que João fosse uma criança gay, embora não houvesse nenhum indício desse palpite. 
 
  João, que era o mais velho das crianças, demonstrava emoção, proximidade com os pais. Chegou o momento em que não era mais possível separar a família que se formara através de vínculos afetivos criados dia após dia. Em dezembro, o casal recebeu a guarda das três crianças, e foram todos para o seu novo lar. No mesmo mês, foram apresentados aos demais familiares em uma grande festa com direito a muitos presentes.
 
Em janeiro, João passou a se comportar definitivamente como uma menina. Usava vestido, adereços, tentou por várias vezes furar a orelha para usar o brinco da irmã. Queria sair vestido com roupas femininas. De início, os pais pediram para que ele trocasse de roupa, ficou triste, mas trocou. Gustavo e Cleber perceberam então que João se sentia muito mais feliz com vestes e adereços femininos. Foi permitido que a criança usasse suas roupas preferidas dentro de casa, onde se sentia pleno e muito agradecido, demonstrando muito amor aos pais e à família. 
 
Com o tempo, surgia Maria Joaquina. João não aceitava mais seu nome de registro, e a pedido dos pais criou um apelido neutro, Jojo. Uma festinha de aniversário na escola de patinação da qual faz parte fez Maria Joaquina arrumar sua mochila com um maiô. O pai levara um calção e, percebendo a exposição da criança, pediu para que trocasse de roupa para brincar com as outras crianças. O restante da família não entendia ainda o que acontecia, haviam conhecido o João, e não a Maria Joaquina, muito mais feliz e sorridente. 
 
Dia após dia, com muita determinação, Maria Joaquina foi vencendo obstáculos. Na escola, seu maior sonho era usar saia e lacinhos no cabelo, como as outras meninas. Foi matriculada como João Victor, mas em casa passava horas em frente ao espelho realizando o seu sonho, adornando cuidadosamente seu cabelo, sua orelha com seus brincos coloridos e ajeitando sua saia de uniforme. Ao descer do carro, no entanto, o medo a consumia. Sabia que enfrentaria o preconceito e o bullying nos corredores da escola. Nada disso a fez desistir de lutar para ser quem é, e hoje Maria Joaquina já usa o nome social dentro da escola, ostenta seus adereços e roupas femininas com muito orgulho, e as demais crianças estão pouco a pouco acolhendo a nova colega. 
 
Após muitos processos de aceitação e compreensão, a família de Gustavo e Cleber proporciona um abiente de amor para o desenvolvimento saudável da pequena Maria Joaquina. Algumas burocracias ainda existem, como as que impedem a menina de competir nos campeonatos de patinação por causa do nome social. O plano de saúde é outro que, durante as consultas, chama a criança pelo nome de registro e gera constrangimento. Mas os pais, os irmãos e, principalmente, Maria Joaquina estão vivendo plenamente a felicidade que a pequena trouxe e que recebe de sua nova família. 
 
Hoje, Maria Joaquina faz tratamento no Hospital de Clínicas de São Paulo. O pai, Gustavo Uchoa, informou à Lado A que vai recorrer à justiça para conseguir que a criança use o nome social em todos os âmbitos sociais. A luta para a emancipação da criança como Maria Joaquina e livrá-la de todos os constrangimentos é difícil, mas a família se mantém unida para garantir a felicidade e plenitude da pequena. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS