Arquivo

Peça BR Trans chega à Caixa Cultural de Curitiba em fevereiro

Redação Lado A 03 de Janeiro, 2018 21h00m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os dias 02 a 04 de fereveiro de 2018 a Caixa Cultural de Curitiba recebe o espetáculo BR Trans. A peça é uma importante montagem dirigida por Jezebel de Carli, professora e diretora do Rio Grande do Sul e fruto de uma longa pesquisa de quatro anos realizada com transgêneros de Porto Alegre pelo ator Silvero Pereira. A montagem já foi assistida por mais de 40 mil pessoas, e apresentou-se fora do Brasil em países como Alemanha e Estados Unidos. 
 
“BR-TRANS é um processo artístico-documental que traça os pontos convergentes e divergentes do universo Trans brasileiro entre os polos regionais Nordeste e Sul do País. Trata-se de um trabalho estético com base nos afetos, nas relações estabelecidas durante a pesquisa e na oportunidade de provocar questionamento, quiçá uma transformação social a partir da quebra de preconceitos por meio da arte”, afirma Silvero.
 
A peça apresenta diversas histórias pelas quais as pessoas trans passam no Brasil. É um apanhado de diversos costumes regionais, abrangendo diferenças e identidades. Com diversos fatos reais, BR Trans ilustra a realidade brasileira das pessoas transgênero de diversas ruas e casas de shows da capital gaúcha unida com histórias nordestinas. Segundo informações da ong Transgender Europe, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Mais de 150 casos de homocídios foram registrados em 2017 devido à transfobia. Por outro lado, pesquisas divulgadas por sites pornográficos mostram que o Brasil é bastante consumidor da categoria de vídeos com pessoas transgênero.
 
O ator Silvero Pereira tem 34 anos e possui vasta experiência na dramaturgia, produção cultural e musical. Formou-se em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Desde 1998 exerce a carreira de artista atuando em diversos teatros importantes dentro e fora do Brasil. Em 2014 o espetáculo estreou na Mostra Oficial do Festival de Curitiba, sucesso de crítica e público, no Teatro Paiol. 
 
A peça BR Trans estará em cartaz entre os dias 02 a 04 de fevereiro de 2018, sendo que na sexta e no sábado o horário de apresentação é às 20 horas, e domingo às 19 horas. Os ingressos estarão à venda a partir de 27 de janeiro e custam entre R$ 5 e R$ 10 reais. As estradas podem ser adquiridas na bilheteria da Caixa Cultural de Curitiba, localizado na Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro. Para maiores informações, o telefone é (41) 2118-5111, de terça à sábado, das 12 às 20 horas. A classificação indicativa da peça BR Trans é de 14 anos. 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS