Curitiba oferece curso de capacitação e bolsas de estágio para pessoas trans

Redação Lado A 11 de Abril, 2018 12h07m

Transexuais e travestis agora terão a oportunidade de participar do “Programa Mobiliza” que oferece cursos de capacitação e posteriormente bolsas de estágio. A iniciativa partiu da Assessoria de Políticas de Diversidade Sexual junto com Fundação de Ação Social (FAS), ambas da Prefeitura de Curitiba.  O projeto vai realizar oficinas para melhorar a empregabilidade de pessoas trans em situação de vulnerabilidade social.

Com carga horária de 12 horas e divididas em três encontros, o projeto irá selecionar 10 pessoas para bolsas de estágio. No curso, que dispõe de 60 vagas, as travestis e transexuais realizarão atividades com o objetivo de facilitar a recolocação e inserção no mercado de trabalho.

O curso vai aumentar as chances das pessoas transexuais e travestis no mercado de trabalho, uma vez que enfrentam uma dificuldade ainda maior devido ao preconceito e exclusão na busca por postos de trabalhos formais. Conforme declarou Allan Johan, assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba,  “o objetivo é promover a inclusão real dessas pessoas”. “Queremos aos poucos resgatar quem vive fora do mercado formal de trabalho por conta do preconceito e fazer com que tenham direito a uma vida digna e sem violações de seus direitos.”, completou.

Para Fabiano Vilaruel, superintendente do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), a união dos órgãos governamentais para viabilizar o projeto é importante para a cidadania das pessoas trans. “Acreditamos muito no poder de realização a partir do trabalho integrado.”, disse. A Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado do Paraná também contribuirá para o funcionamento do programa em parceria com o projeto “Cidadania T”, da prefeitura.

As pessoas interessadas em participar do projeto podem se inscrever até o dia 4 de maio através do e-mail diversidade@pmc.curitiba.pr.gov.br ou pessoalmente no Transgrupo Marcela Prado, Grupo Dignidade ou APPAD. Os encontros do curso, que é gratuito, acontecerão no Liceu de Ofícios da Rua Monsenhor Celso, 53, Centro de Curitiba.

 

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS