Ativista LGBTI e pastor paranaense é pré-candidato a deputado nas Eleições 2018

Redação Lado A 17 de Abril, 2018 22h20m

O pastor Cristoffer Zilotti, 30, pretende lançar sua candidatura ao cargo de deputado estadual nas Eleições de 2018 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB-PR). Ativista LGBT, Zilloti é formado em Teologia, Comércio Exterior e está no 5º período do curso de Psicologia. Atualmente, ele trabalha no sistema Petrobrás com sede na cidade de Araucária.

Cristoffer é fundador da primeira Igreja da Teologia Inclusiva de Curitiba, a Comunidade Cristã Abraça-me. Iniciada no ano de 2014, no antigo Hotel Garden Curitiba, sua igreja visa acolher todas as pessoas, principalmente a população LGBTI. A instituição prega que a Bíblia não condena o amor entre gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, mas sim que todos devem amar ao próximo, mandamento muitas vezes esquecido dentro de outras igrejas  que discriminam os LGBTs.

O teólogo sempre teve vocação religiosa e aos 15 anos iria estudar para ser padre quando sua mãe se converteu à igreja evangélica. Independente da doutrina a ser seguida, Cristoffer continuou nos caminhos da devoção e seguiu para na direção de ser pastor. Pregando o amor de Deus a todas as criaturas, Zilotti já promoveu manifestações contra igrejas que discriminam e pregam a tão preconceituosa “cura gay”.

Cristoffer nasceu no interior do Paraná, no município de Campo Mourão. Morou em sua cidade natal até os 12 anos de idade quando se mudou com sua família para São José dos Pinhais. Filho de pais muito religiosos e que não aceitam sua orientação sexual, Cristoffer convive bem com a sua família praticando o respeito com seus genitores, empresários de São José dos Pinhais.

Diante da inovação do pastor ao fundar uma igreja voltada ao público LGBT, outras portas foram se abrindo no meio religioso para não mais segregar. Muitas igrejas e grupos religiosos foram se configurando no Paraná inspirados na iniciativa de Cristoffer. Com isso, o pastor pretende agora entrar nas instituições públicas e políticas para abrir espaços que também são de direito aos LGBT. “Quero lutar para que outros LGBTs também entrem para a política e lutem por nossos direitos, não devemos mais deixar conservadores que se afirmam cristãos e heterossexuais ditar o que nós LGBTs podemos ou não receber de migalhas de direitos.”, disse para a Lado A.

Uma das pautas do candidato ao legislativo é para que transexuais consigam seus direitos. Cristoffer pretende lançar projetos que beneficiem empresas as que acolherem transexuais e travestis para seus postos de trabalho, garantindo assim maior dignidade a esse grupo. O pastor está engajado em se unir com várias frentes LGBT para traçar um plano de governo que contemple a todos.

Para disputar as eleições, Zilotti terá que se afastar de seu trabalho na Petrobrás. Embora seja vantajoso seu cargo estável, o pastor disse que não quer se beneficiar financeiramente e que seu único objetivo é lutar pelos direitos LGBTs conforme já desenvolve em sua igreja. Se eleito, Cristoffer pode voltar ao cargo depois de quatro anos, recebendo o mesmo salário de hoje, uma condição que ele está disposto a enfrentar pela causa LGBT. “Só aceitei o desafio para ser deputado estadual para poder quebrar a barreira imposta pelo conservadorismo que impede de LGBTs serem a renovação na política.”, explica. “É hora de renovação”.

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS