Costa Rica elege primeiro deputado assumidamente gay na história do país

Redação Lado A 05 de Abril, 2018 02h00m

COMPARTILHAR

TAGS


O jornalista Enrique Sánchez será o primeiro deputado assumidamente gay da Costa Rica. Depois de um período de eleições em que seus aliados competiram com partidos conservadores e ligados a organizações religiosas, Sánchez poderá promover os direitos LGBT com o apoio do presidente eleito, o progressista Carlos Alvarado, do Partido Ação Cidadã (PAC).

Assumido há mais de 20 anos, Sánchez se comprometeu a trabalhar uma agenda de questões para proteger os direitos humanos e LGBTI e terá que enfrentar os conservadores no Congresso. Liderada pelo Partido Nacional Restauração (PNR), a oposição conta com 14 dos 57 deputados que compõem o legislativo, configurando a segunda força no Congresso depois do Partido da Libertação Nacional Democrata (PLND). Os demais deputados estão divididos em representações com raízes conservadoras. Dos 14 deputados evangélicos, sete são pastores de igrejas e ligados a interesses ruralistas.

O novo Congresso da Costa Rica começará o mandato de quatro anos em 1º de maio. Felizmente, o presidente Carlos Alvarado, o mais jovem presidente do país, eleito com 60,34% dos votos, conquistou seu mandato através de ideias progressistas e de Direitos Humanos. Sua atuação será somada com as frentes populares no Congresso e ajudará na garantia dos direitos humanos LGBTI, quando tomar posse duas semanas depois de Sánchez.

Comemorando o avanço político das representações LGBT e de Direitos Humanos no Congresso, a Associação LGBTI da Costa Rica emitiu uma nota em que expressa seu apoio ao presidente Alvarado e ao deputado Enrique Sánchez. “O ano de 2018 segue com excelentes e esperançosas notícias! Parabenizamos a chapa eleita e desejamos um mandato de grandes avanços para os direitos humanos. Que sirva de exemplo para muitos outros países”, escreveu.

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS