Artista brasileiro apresenta exposição homoerótica em Nova Iorque

Redação Lado A 26 de Maio, 2018 19h25m

COMPARTILHAR

TAGS


O artista brasileiro Fernando Carpaneda terá sua arte homoerótica exposta em Nova Iorque. O pintor e desenhista é autor de diversas obras com influência urbana e do punk. Os desenhos que retratam a beleza e a sensualidade de homens e mulheres estarão em exposição sob o título de “Novos Retratos”.

A arte de Carpaneda pretende provocar o debate e a reflexão sobre a igualdade. Padrões sobre gênero e sexualidade também são questionados. A diversidade é retratada sem pudores ou amarras, pretendendo provocar no admirador o anseio pela liberdade na sexualidade humana.

O pintor e desenhista busca inspiração em suas próprias experiências no contexto urbano. Todas as pessoas que ocupam os espaços marginalizados são protagonistas de suas obras. Para conferir ainda mais humanidade e significado à sua arte, Carpaneda mistura um fio de cabelo em sua tinta. O DNA vem do contexto urbano e ajuda a compor seus personagens. Antigamente, o artista pintava mais o corpo masculino. Para a exposição de Nova Iorque,  começou a retratar mulheres da rua que se libertam dos pudores.

Arte Pioneira

Fernando Carpaneda foi um dos pioneiros na arte homoerótica no Brasil. O meio artístico LGBT reconhece com muito prestígio o trabalho do artista. Desde 1982 Fernando se inspira em galerias internacionais como Art Basel em Miami, The Tom of Finland Foundation na Califórnia, The Stax Museum of American Soul Music em Memphis e The Leslie Lohman Museum em Nova York. Em 2016 Carpaneda foi um dos três artistas premiados no Seattle Erotic Art Festival em Washington.

A exposição em Nova Iorque tem o apoio da New York Gay Pride (Parada do Orgulho Gay de Nova Iorque). A abertura da exposição “Novos Retratos” será no dia 23 de junho, na MF Gallery e continuará até 29 de julho.

A MF Gallery está localizada na 213 Bond Street, entre as ruas Báltico e Butler, no bairro de Gowanus, no Brooklyn em Nova Iorque.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS