Copa do Mundo: documentário revela repressão contra homossexuais na Rússia

Redação Lado A 01 de Maio, 2018 20h34m

O repórter Vinícius Mesquita, do Uol, viajou para a Rússia para compor um documentário sobre a vida da população LGBT no país. O minidocumentário “Do Outro Lado – A Rússia Gay que não pode sair do armário”, é dividida em quatro episódios e está disponível no site de esportes da UOL.

Logo no primeiro episódio, a equipe de reportagem encontrou muitas dificuldades para conversar com LGBTs da Rússia. Pela internet não foi possível nenhum contato. Devido a forte repressão, muitos temem prejuízos caso se exponham para falar sobre homossexualidade.

Ser LGBT deixou de ser crime em território russo desde 1993. No entanto, com as várias mudanças legislativas, a perseguição cresceu cada vez mais. A mídia, monopolizada pelo governo, induz a sociedade a odiar os LGBT associando a este grupo todas as mazelas do país e comparando-os com os americanos, seus maiores inimigos políticos. Atualmente, um pacote legislativo veta qualquer manifestação do que não for um “relacionamento tradicional”, e embora não deixe explícito sua aversão aos homossexuais, serve de base para preconceitos e discriminações.

De acordo com o documentário, até mesmo falar sobre homossexualidade na Rússia é censurado, o que resultou numa grande dificuldade para entrevistar pessoas LGBT dispostas a mostrarem o rosto. Muitos cidadãos foram demitidos de seus empregos e sofreram inúmeras represálias ao se assumirem gays.

A comunidade LGBT vive no anonimato de boates clandestinas. O entretenimento gay se resume em bares e baladas escondidas que a sociedade associa com o tráfico de drogas e o crime. Um desses estabelecimentos já foi fechado por um ano depois de sofrer atentados com tiroteios e bombas de gás em Moscou.

Produzida pela equipe de reportagem esportiva da UOL, o documentário antecede a Copa do Mundo que iniciará em junho de 2018 na Rússia. A produção também conversou com equipes de esporte LGBT do país que embora estejam aptas a competir não são legitimadas e reconhecidas pelas entidades esportivas da Rússia. Segundo uma entrevistada, o público LGBT que viajar para a Rússia em virtude da Copa deve se precaver em virtude da forte repressão.

 

Confira o trailer de “Do Outro Lado – A Rússia gay que não pode sair do armário”

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS