Rapaz trans faz proposta para implantar ambulatório transexualizador em todos os estados

Redação Lado A 16 de Maio, 2018 17h17m

COMPARTILHAR

TAGS


A ideia legislativa redigida por um homens trans de 20 anos, estudante de direito e residente em Rondônia pretende instituir a obrigatoriedade de ao menos um ambulatório transexualizador em cada capital de estado, obedecendo assim à Portaria n° 2.803/2013 do Ministério da Saúde. A proposta foi inscrita no site do Senado e está em votação virtual.

O processo transexualizador já é uma realidade no Brasil, no entanto, o tratamento é burocrático e as instituições de saúde têm pouca preparação para lidar com as necessidades da população trans. Diante dessa falha, os casos de depressão e suicídio por pessoas trans estão aumentando devido à falta de cuidados. Atualmente apenas seis estados contam com o serviço: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro.

Uma outra preocupação é o acesso aos medicamentos de hormonização. Muitos transexuais se hormonizam sem acompanhamento médico e colocam a saúde em risco. O uso de anabolizantes por homens trans sem nenhum acompanhamento também representam um perigo.

Até então, a ideia legislativa conta com 2.217 votos de apoio. Se chegar aos 20 mil votos pode se tornar um Sugestão Legislativa a ser debatida pelos senadores. Vote!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS