Fotógrafo registra imagens de LGBTs em países que punem homossexuais

Redação Lado A 08 de Junho, 2018 21h26m

COMPARTILHAR

TAGS


O conceituado fotógrafo Robin Hammond realizou um grande trabalho sobre a comunidade LGBT. O projeto intitulado “Where Love Is Illegal” reúne imagens de LGBTs em diversos países onde essas relações são proibidas e severamente punidas. Hammond é muito conhecido por seu trabalho voltado aos direitos humanos e já recebeu diversos prêmios de fotografia.

Depois de passar muitos anos na África documentando situações de abuso dos direitos humanos, Robin decidiu começar seu projeto. O fotógrafo percebia a tamanha perseguição contra LGBTs no continente e se inspirou. O projeto avançou para a Rússia, Líbano e Malásia na busca de mais histórias.

As pessoas que aceitam posar para o projeto podem confiar no trabalho do fotógrafo. As fotos são feitas em câmera Polaroid, que permite a posterior destruição da imagem, impressa instantaneamente. O medo de represália é o que mais se manifesta entre os voluntários do projeto, mas eles são assegurados pela equipe do “Where Love is Illegal”. Os LGBTs escolhem como desejam ser retratados, sendo que muitos posam com suas famílias homoafetivas ou com companheiros.

Os depoimentos das pessoas fotografadas descrevem muito sofrimento e violência. Surras, prisões, torturas, estupros contra mulheres lésbicas e separação de famílias e casais compõem alguns dos relatos. Muitos precisaram fugir ou viverem escondidos para não sofrerem perseguição ou até mesmo risco de morte.

O “Where Love is Illegal” tem o objetivo de apoiar as pessoas LGBT que enfrentam violência em seus países. O projeto embasou uma organização sem fins lucrativos, a Witness Change. A entidade foi criada para angariar recursos que financiem a continuação do trabalho de Robin na luta pelos direitos humanos. Um outro objetivo é promover a conscientização contra a homofobia e possibilitar a recuperação dessas vítimas.

Doações

Robin Hammond conseguiu doações para realizar seu projeto em diversos países. A criar a plataforma da “Where Love Is Illegal”, se associou como outras frentes LGBT e artísticas para continuar levantando recursos. As doações podem ser realizadas no mesmo site em que Robin divulga esse projeto, criado em parceria com a Getty Images.

 

Confira algumas imagens:

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS