Sorveteria Ben & Jerry’s aposta em campanhas LGBT na web

Redação Lado A 06 de Junho, 2018 19h48m

A marca de sorvetes americana Ben & Jerry’s aposta muito nas campanhas LGBT. Fundada em 1978, a empresa apóia há décadas esse público com publicidade em favor de datas comemorativas como o mês de junho, no qual acontece o Dia do Orgulho LGBT. Esse ano a página do Facebook já foi atualizada com imagens da bandeira e outras postagens.

Em 2017, diante da proibição do casamento homoafetivo na Austrália, a Ben & Jerry mandou seu recado. Em protesto, a empresa passou a proibir a venda de sorvetes de sabores diferentes na mesma casquinha, permitindo apenas um sabor. Hoje, a Austrália já tem uma lei aprovada que permite o casamento homoafetivo, sancionada ainda em dezembro do ano passado. A maioria da população do país, 62%, já havia aprovado a união homoafetiva em consulta pública realizada antes da decisão do parlamento.

Em 2018, a Ben & Jerry’s se propôs a mais um serviço para a comunidade LGBT. Durante o Carnaval, a empresa anunciou que coletaria dados e depoimentos nas festas em São Paulo sobre LGBTfobia. O objetivo é ajudar na formulação de alternativas para combater o preconceito e a discriminação. Fazer exigências ao poder público também estavam nos planos da empresa ao reunir esses dados. A marca disponibilizou agentes no local das festas para conversar com os presentes, além de um espaço no site para receber denúncias.

O site oficial da Ben & Jerry’s ainda traz uma seção específica sobre seu apoio à comunidade LGBT. O canal reúne informações sobre LGBTfobia, como os dados de que no Brasil um LGBT é morto a cada 25 horas. Os termos corretos para se referir a esse público também estão descritos em uma seção do site. Essa inicitativa é importante principalmente para a população trans, comumente chamada por termos pejorativos e equivocados. Essa parcela ainda foi contemplada pela empresa em uma outra campanha. A empresa disponibilizou uma postagem sobre a 1ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, realizada em 1º de junho.

Vote LGBT

Diante dos levantamentos de dados sobre LGBTfobia durante o Carnaval, uma reivindicação se destacou. Muitas pessoas que responderam à pesquisa da Ben & Jerry’s mencionou que uma das soluções contra a LGBTfobia deverá vir da política. Recentemente, é rara a participação de LGBTs dentro do parlamento brasileiro, composto por centenas de agentes políticos que não fazem parte ou não apresentam propostas para a população LGBT.

Pensando nesse contexto, a Ben & Jerry’s passou a apoiar a campanha #VoteLGBT. Essa iniciativa nasceu em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O objetivo é reunir alternativas de votos em candidaturas LGBT. Para isso, a marca de sorvetes disponibilizou uma plataforma online para pesquisar intenções de votos em membros da comunidade LGBT, mulheres e negros.

Confira o vídeo de casamento homoafetivo em São Paulo

Campanha do Facebook

Um dos rolês mais lindos e coloridos do ano chegou! Vem com a gente participar da 1ª Marcha do #OrgulhoTrans de São…

Posted by Ben & Jerry's on Tuesday, May 29, 2018

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS