SP: Festas de sexo gay sem camisinha colocam esforços pela prevenção ao HIV em xeque

Redação Lado A 14 de Junho, 2018 13h44m

COMPARTILHAR

TAGS


Conhecidas como “bareback”, as festas gays que oferecem sexo sem camisinha estão fazendo sucesso em São Paulo. A expressão em inglês significa “montar a cavalo sem cela”, uma referência ao sexo sem preservativo. Os eventos acontecem com cada vez mais frequência e reúnem muitos adeptos. O interesse maior surge porque a regra principal da festa é entrar nu ou apenas com uma peça íntima, e o preservativo fica de fora.

O evento foi idealizado pelo empresário e designer de interiores Léo Dutra, de 41 anos. Suas festas reúnem geralmente duzentas pessoas em cada evento, por isso, o empresário já pensa em expandir para outras cidades. Dutra promove a festa através das redes sociais e em grupos de pessoas adeptas ao sexo sem camisinha. Muitos frequentadores são anônimos por não querer se expor como adeptos do “bareback”.

A festa começou em uma sauna gay de São Paulo e, com o crescente círculo de interessados em participar, Dutra viu uma possibilidade de lucrar com os ingressos do evento. Consequentemente, o empresário decidiu pesquisar casas noturnas interessadas em receber as festas sem camisinha e fez parceria com um clube no centro da cidade. Hoje, a boate Cabbaret do Leite é o ponto oficial dos adeptos do “bareback”.

O valor para entrar no evento é R$50. O clube oferece espaços privativos com camas e decoração escura e avermelhada. Alguns acessório para tornar o sexo mais interessante também estão à disposição dos clientes.

 

Risco

Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade Federal do Ceará demonstrou um aumento de contaminações por HIV. O estudo publicado pela revista internacional Medicine revelou um crescimento de 6% em relação à outra pesquisa de 2009. Realizado em doze cidades do Brasil, o estudo reuniu 4176 entrevistados que fazem sexo com homens e que estavam com HIV. O local com a maior taxa de infectados, 24,8%, foi a cidade de São Paulo, sede da Cabbaret do Leite.

O empresário Léo Dutra disse ao site UOL que entende a situação de risco com relação ao HIV. Dutra declarou que mantém campanhas de conscientização com folhetos informativos. A festa ainda orienta seus frequentadores a recorrem aos tratamentos de PrEP (profilaxia pré exposição) e PEP (profilaxia pós exposição). Segundo Léo, o que atrai os adeptos do bareback é também o risco de exposição à doenças, o que é um fetiche dos frequentadores. Um outro motivo que atrai os clientes da Cabbaret do Leite é a maior sensibilidade na penetração sem camisinha e levar o bareback como um estilo de vida, já muito praticado no exterior.

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS