III Marcha pela Diversidade reúne milhares de pessoas no Centro de Curitiba

Redação Lado A 09 de Julho, 2018 12h48m

A Marcha Pela Diversidade de 2018 reuniu milhares de pessoas no centro de Curitiba, neste domingo, 8 de julho. Contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, diversas frentes e movimentos sociais estiveram no ato e endossaram a luta LGBTQ. Essa foi a terceira edição da Marcha pela Diversidade na capital.

Organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia e Transgrupo Marcela Prado, o movimento ainda contou com diversas atrações culturais conforme a programação. Entre show de drag queens conhecidas em Curitiba, pelo menos oito DJs agitaram no palco montado em frente à Boca Maldita. Os cantores Siamese, Raissa Fayet e a banda Imperador Sem Teto também se apresentaram e em seguida foram muito aplaudidos.

Com o tema “Minha Liberdade, Meu Orgulho”, a Marcha Pela Diversidade se concentrou na praça Santos Andrade e seguiu pela Avenida Marechal Floriano Peixoto até a boca Maldita. No local, um belo palco decorado com uma bandeira nas cores do arco-íris esperava a multidão. Diversas falas conscientizaram os participantes sobre a necessidade de alternativas para colocar fim à violência contra LGBTs.

O evento celebra o dia 17 de maio, considerado o dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia. Desde que a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia em 1990, essa data é comemorada. Outra celebração da Marcha Pela Diversidade é referente ao dia 28 de junho, data definida como o Dia do Orgulho LGBT.

A Marcha contou ainda com um show da Banda Mulamba. Formada por mulheres, o grupo tem músicas com letras que falam sobre machismo e LGBTfobia. A banda também fez uma fala de conscientização sobre a necessidade de união da sigla LGBT. Dessa forma, é necessário que os LGBTs protejam uns aos outros sem preconceitos entre o grupo. Por fim, a marcha foi encerrada por volta das 20:30 e o público acompanhou todas as atrações até o final.

Parada da Diversidade LGBTQ+ de Curitiba

A data para a grande Parada da Diversidade LGBTQ+ em Curitiba já está marcada para o dia 18 de novembro. O evento que no ano passado também reuniu milhares de pessoas na capital terá esse ano um novo tema. Ao suceder as eleições dentro de um cenário político cada vez mais restrito para os direitos humanos, o tema será “Direitos valem mais, não aos cortes sociais”.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS