Casal gay é agredido com 80 chibatadas na Indonésia

Redação Lado A 15 de Julho, 2018 23h33m

COMPARTILHAR

TAGS


Na sexta-feira, 13 de julho, uma casal gay da Indonésia foi violentamente açoitado em público. Cada homem recebeu 80 chibatadas como forma de punição por serem homossexuais. Essa não é a primeira vez que a Indonésia reprime com violência as pessoas da comunidade LGBT. No ano passado, outro casal foi chicoteado por 85 vezes sob a justificativa de terem praticado sexo gay.

Diante de uma multidão com mil pessoas reunidas na província de Aceh, o casal foi açoitado. Um outro grupo com quinze pessoas que também eram acusadas de desobedecer as leis locais também recebeu chibatadas. Consumir bebida alcoólica e demonstrar afeto em público são algumas das proibições que levaram as quinze pessoas ao açoite. O casal foi apreendido em um salão de beleza e entregue à polícia no começo de 2018. Em frente a uma mesquita, pessoas encapuzadas desferiram os golpes contra os condenados.

A multidão acompanhava tudo com euforia. Segundo informações da CBN, algumas pessoas gritavam para que o casal fosse açoitado com mais força. Em meio ao público que também tirava fotos, estavam não só os moradores de Aceh.  Grupos de turistas que vieram da Malásia participaram do coro que pedia mais rigor na punição.

LGBTs na Indonésia

Embora nem todo o território do país criminalize a homossexualidade, a Indonésia não possui nenhuma lei que garanta a proteção de LGBTs. Em Aceh, local onde o casal gay foi açoitado, a homossexualidade é criminalizada e passível de punição segundo a lei Sharia. A tradição da Indonésia não reconhece casais do mesmo sexo, tampouco legitima as famílias que são formadas por casais gays.

Após o açoite de um casal gay em 2017, as autoridades de Aceh consideraram o caso como isolado. Apesar de anunciarem uma nova lei que proibisse as chicotadas em público, a regra continuaria a ser aplicada dentro da prisão. No entanto, como único território que segue a lei de criminalização da homossexualidade, mais um casal foi açoitado em frente à multidão de Aceh.

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS