Modelo trans vence concurso Miss Universo Espanha

Redação Lado A 02 de Julho, 2018 20h37m

COMPARTILHAR

TAGS


O concurso Miss Universo Espanha, cuja cerimônia foi realizada na sexta-feira, dia 29 de junho, coroou uma mulher trans. A modelo Angela Ponce, de 26 anos, venceu a competição e recebeu de Sofia Del Prado, vencedora de 2017, a coroa que lhe garantiu uma vaga para disputar o grande Miss Universo.

A cerimônia do Miss Universo Espanha aconteceu em Terragona, na Catalunha, comunidade que inclui a capital Barcelona. O território é bastante avançado nas questões LGBT que regulamentou o casamento homoafetivo ainda em 2015. Para a população transgênero, em 2007, já era possível a alteração de nome e gênero nos documentos. Essas conquistas da comunidade LGBT fizeram da Espanha um dos primeiros países que avançaram em seus direitos.

Angela Ponce não foi a primeira mulher transexual a  participar do Miss Universo Espanha. Em 2012, o evento já contava com a participação da modelo Jenna Talackova, de 29 anos. De acordo com as regras do evento, Talackova foi eliminada do Miss Universo Canadá porque o concurso não permitia a participação de mulheres transexuais. Após sua eliminação, a competição decidiu ainda em 2012 que permitiria a participação de pessoas trans. Contudo, Angela Ponce será a primeira mulher trans a participar do Miss Universo de alcance mundial.

A modelo vencedora do Miss Espanha se descobriu como mulher ainda na infância. Aos três anos de idade, durante as sessões com uma psicóloga, já tentava argumentar sobre sua identidade de gênero. Sua atuação em concursos de beleza vem desde muito cedo, e em 2015 venceu o Miss Cádiz. Ponce ainda lutou por uma classificação no concurso  Miss Mundo Espanha de 2015 para evidenciar a pauta LGBT.

“Trazer o nome e as cores da Espanha ao Universo é o meu grande sonho. Meu objetivo: ser porta-voz de uma mensagem de inclusão, respeito e diversidade não apenas para a comunidade LGBTQ +, mas para todos”, escreveu Angela Ponce no Instagram.

Confira imagens da modelo

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS