Curitiba terá curso de Cinema Experimental Lésbico em setembro

Redação Lado A 20 de Agosto, 2018 11h17m

COMPARTILHAR

TAGS


Com o intuito de debater e desmistificar a imagem da mulher lésbica dentro do cinema, o curso de Cinema Experimental Lésbico começará em 13 de setembro. Serão três encontros para analisar e conversar sobre Cinema Experimental Lésbico produzido nos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1990.

A primeira reunião que acontecerá em 13 de setembro será a partir das 19 horas. O tema desse encontro será “Cinema e Lesbianidade: introdução à história da presença de personagens lésbicas no cinema”.

No dia 14 de setembro, também a partir das 19 horas, acontece o segundo encontro. O tema será Cinema Experimental Lésbico nos anos de 1970: pensamento e obra das cineastas Barbara Hammer e Su Friedrich. Essas profissionais são diretoras e videoartistas, então seus trabalhos serão apresentados nesse encontro.

No sábado, dia 15 de setembro, ocorrerá o terceiro e último encontro, às 19 horas. O tema será “Cinema Experimental Lésbico nos anos 1990: New Queer Cinema; obras de Cheryl Dunye, Sadie Benning e Diane Bonder.”. As artistas citadas também são diretoras e produtoras que residem nos Estados Unidos.

Além das artistas da programação, haverá a presença de outras referências nos assuntos sobre cinema. A mestra em Educação e profissional de Cinema e Vídeo, Camila Macedo, estará auxiliando nos debates sobre os filmes exibidos e compartilhando conhecimento para o curso. Haverá também a presença de Débora Zanatta, bacharelanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Débora ainda é pesquisadora de cinema lésbico com produções que abordam questões de gênero e sexualidade.

Investimento

Para participar do curso de Cinema Experimental Lésbico, é necessário realizar a inscrição online. O valor para o curso é de R$ 100,00, com carga horária de 9 horas, e será fornecido certificado.

O curso será realizado na Casa Quatro Ventos, localizado na Rua da Paz, 51, em Curitiba. Para maiores informações basta acessar o evento no Facebook ou entrar em contato através do e-mail cinemalesbico@gmail.com.

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

Banner Marcação 1000x220

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS