Empresa multinacional tem mais de 1300 funcionários trans

Redação Lado A 14 de Agosto, 2018 16h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Entre os mais de 80 mil funcionários da multinacional Atento, estão 1300 trabalhadores transexuais. A empresa é uma das que mais abre vagas para essa população no Brasil, junto de outras empresas como Braskem, IBM, Avon e Carrefour. As oportunidades contribuem para mudar um cenário de exclusão da população trans, historicamente afastada dos espaços sociais como educação e emprego.

Segundo Natália Fernandes, da área de Marketing da Atento, as oportunidades para as pessoas transexuais na empresa são crescentes. A multinacional tem parceria com a Transempregos, organização que divulga vagas de empregos para pessoas transexuais. O vínculo entre Transempregos e Atento promove, além dos cargos na empresa, projetos de capacitação ao mercado de trabalho. Uma dessas iniciativas é o Atentos ao Futuro LGBT+, um programa de voluntários que contribui para a inclusão e permanência de candidatos LGBT na empresa.

Através da parceria com instituições como a Transempregos, algumas pessoas trans conseguiram seus postos, mas a empresa não soube estimar quantas pessoas ao todo vieram dessas parcerias. Isso porque a multinacional também faz contratação sem a mediação dessas plataformas. De acordo com Natália, a Atento é um ambiente inclusivo e acolhedor, que não faz distinção de gênero ou orientação sexual.

Durante o ano de 2018, a empresa realizou uma capacitação por meio do programa Atentos ao Futuro LGBT+. Através dessa iniciativa, foram consideradas as pessoas interessadas em participar de processos de contratação, o que gerou mais empregos para transexuais. O evento percorreu as cidades de São Paulo, durante o mês de março, e Salvador, em julho.

A empresa ainda conta com o programa Parcerias Educacionais. Dessa forma, os funcionários têm acesso a instituições de ensino com bolsas e desconto nas mensalidades. Além disso, a Atento promove palestras e workshops para seus funcionários, como uma forma de incentivo e profissionalização.

Nome social e uso do banheiro

A Atento explicou para a Lado A que trabalha com a diversidade desde a sua fundação, em 1999. Com o tempo, procurou aprender sobre as especificidades e necessidades das pessoas transexuais para melhor respeitá-las. Dessa forma, desde 2013, quando foi autorizado o nome do uso social no crachá, mais de 1000 funcionários já optaram pela alteração. Além disso, os funcionários que assim desejarem, também podem solicitar o nome social nos e-mails internos da empresa.

O uso do banheiro de acordo com o gênero identificado é outro problema para a maioria dos transexuais. O enorme constrangimento de ser discriminado no banheiro configura uma violência contra esse grupo. Na Atento o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero é permitida desde 2013, um ano antes de começarem a usar o nome social dentro da empresa.

Um outro problema encontrado pela maioria da população trans na busca de emprego é a documentação. Muitas empresas deixam de contratar um funcionário porque ele ainda não fez a alteração de nome e gênero nos documentos. Natália Fernandes explicou que a empresa tem acompanhado os trâmites da Justiça sobre esse assunto e entende a dificuldade. Antes, quando o processo era burocrático para alterar o nome, a empresa já disponibilizava alternativas para facilitar a contratação. Agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a alteração do nome sem a necessidade de cirurgia. Desse modo, a empresa incentiva que os funcionários que assim desejarem, alterem os documentos. Além disso, para aqueles que ainda encontrarem dificuldades ou não conseguirem alterar a tempo da contratação, o processo segue normalmente e o candidato pode começar seu trabalho.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS