Professora trans é homenageada em Semana Acadêmica da Universidade Positivo

Redação Lado A 08 de Agosto, 2018 17h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Em homenagem à professora trans Victória Vieira, falecida em 2 de maio de 2018, o Coletivo Victória Vieira e o Curso de Direito da Universidade Positivo estão organizando uma Semana Acadêmica. Mulher transexual, a professora era ativista LGBTI+ e contribuiu muito para as demandas da população transexual dentro da universidade.

Victória é um grande símbolo de representatividade. Por isso, o curso de Direito fará sua Semana Acadêmica em homenagem para essa grande mulher. Entre os dias 13 a 17 de agosto serão ministradas diversas atividades sobre diversidade sexual e de gênero. A Semana Acadêmica será no Campus Ecoville da Universidade Positivo, localizada na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, no bairro Cidade Industrial em Curitiba. Algumas atividades também serão realizadas no Campus Santos Andrade, na Rua XV de Novembro, 950, no Centro de Curitiba.

Victória Vieira

A professora Victória enfrentou muita dificuldade devido a sua condição de mulher transexual. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, estagiou na Universidade de Genebra, na Suíça. Além, desse título, a professora era Mestra em Letras pela UFPR e, antes disso, graduou-se pela Unioeste. Desde o ano de 2012, lecionava na Universidade Positivo, ministrando aulas de Direito e Linguagem.

Victória assumiu sua verdadeira identidade como transexual em 2015. A professora recebeu muito apoio de seus familiares, colegas de trabalho, amigos e alunos. Devido ao seu grande potencial com profissional, permaneceu no cargo de professora da Universidade Positivo quando seus alunos enviaram um manifesto à instituição pedindo para que ela fosse mantida. O documento explicava sobre a necessidade de promover o respeito e a aceitação das diferenças e permitiu que a professora continuasse seu trabalho.

Programação

CAMPUS ECOVILLE:

13/08 – Mesa-Redonda: Direito da Antidiscriminação;
14/08 – Mini-Curso: “Gênero, Educação e Diversidade”;
15/08 – Palestra sobre: Direito à Existência Digna;
17/08 – Mesa-Redonda: Transgenitalização

CAMPUS SANTOS ANDRADE:

13/08 – Mesa-Redonda: Haverá Futuro para a Democracia sem Direitos Sociais?;
16/08 – Mesa-Redonda: Ativismo judicial e Conquista de Direitos LGBTI+

Organização

A Semana Victória Vieira é organizada pelo Coletivo Victória Vieira, em parceria com o Curso de Direito a Universidade Positivo. A Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero

Professora Victória Vieira

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS