Artista trans paranaense recebe prêmio internacional de melhor atriz

Redação Lado A 21 de Setembro, 2018 14h12m

COMPARTILHAR

TAGS


A produção do curta-metragem “Primavera de Fernanda”, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente é premiado em diversos festivais. Gravado em 2017, o filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Curitiba em 2018 e conta com a atuação da atriz trans paranaense Laysa Machado. A artista já possui uma boa trajetória na arte de encenar e agora foi premiada como melhor atriz através de “Primavera de Fernanda”.

Laysa interpretou a protagonista do filme, uma mulher transexual que está na busca por sua inserção no mercado de trabalho. A personagem Fernanda está em busca de emprego para sustentar sua irmã e sobrinha e, em sua procura, passa por diversos constrangimentos por ser transexual. Dessa forma, o curta demonstra a dificuldade de inserção social de pessoas trans nos espaços que lhe são de direito, tudo devido ao preconceito.

Com o papel de Fernanda, Laysa que além de atriz é professora, foi premiada no Festival de Marbella, da Espanha. Essa foi a primeira vez que a artista ganhou um prêmio internacional de melhor atriz. Além disso, “Primavera de Fernanda” ainda rendeu os prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Direção.

O curta-metragem ainda foi premiado em outros festivais. O Festival REC, da Argentina, também dedicou uma menção honrosa ao filme. No ano passado, “Primavera de Fernanda” foi selecionado para o Mix Brasil de São Paulo. Na mesma cidade, foi exibido no Festival Entretodos de Direitos Humanos. O curta também foi exibido no Festival Universitário de Brasília. Em Goiás, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro através do Festival de Cinema Digo. Já em Quixabá, no Ceará, o filme ganhou nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Roteiro, no Festival de Cinema da Diversidade.

O reconhecimento do filme “Primavera de Fernanda” não para por aí. Em outubro, a filmagem passará pelo Festival NOIA, em Fortaleza. Além disso, também participará do QUEER-Streifen Regensburg, na Alemanha, e no Florence Queer Festival, na Itália. No mês de novembro, passará pelo Circuito Penedo de Cinema, no 8º Festival Universitário de Cinema de Alagoas.

Veja o trailer

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS