Rolê LGBT leva abordagem policial no Centro de Curitiba

Redação Lado A 04 de Setembro, 2018 15h50m

COMPARTILHAR

TAGS


Na noite de domingo, 2 de setembro, ocorreu uma abordagem policial na Travessa Nestor de Castro, próximo de onde era a balada Cats Club, no Centro de Curitiba. Na noite chuvosa, um grupo de pessoas LGBT estavam no local sob uma marquise esperando a chuva passar quando foram convidadas a se retirar.

Segundo testemunhas, moradores do local denunciaram que o grupo estaria fazendo algazarra e chamaram a polícia. Logo uma viatura se aproximou e mandou o grupo ir embora. Um dos integrantes disse que só estavam aguardando a chuva passar e que em breve sairiam do local. Após o ocorrido, a polícia foi embora e tudo parecia resolvido. No entanto, as testemunhas disseram que os agentes voltaram e agrediram os presentes com balas de borracha e spray de pimenta.

Na volta ao local, os policiais não chegaram a descer da viatura e começaram as agressões com o spray de pimenta. O grupo então se dirigiu até uma unidade da Polícia Militar, localizada na rua Saldanha Marinho, para relatar o ocorrido. A polícia justificou a ação dizendo que receberam uma reclamação de um casal da região de que “os gays estavam fazendo muita bagunça.”.

Por outro lado, esse grupo sempre se reúne aos finais de semana naquele local. Na data do ocorrido, o numero de pessoas era menor devido à chuva. Mesmo assim, perturbar o sossego dos demais com barulho é uma contravenção penal. Segundo o Art. 42.,  “Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios: I – com gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda”, pode ser punido com pena de prisão de 15 dias a três meses ou multa.

Uma outra pessoa que presenciou o ocorrido disse que viu a polícia levar quatro meninas para a delegacia. No local, elas assinaram um termo circunstanciado de desacato a autoridade e foram liberadas. Segundo um dos membros do grupo abordado, naquele encontro, não havia algazarra ou barulho, até mesmo pelo grupo reduzido de pessoas devido à chuva.

Confira vídeos da ação policial

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS