A Câmara de Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Grupo de Pesquisas sobre Território, Diversidade e Saúde –TeDiS da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão promovendo um evento sobre saúde LGBT. O encontro será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA).
Intitulado “Encontro sobre a Política de Saúde LGBT e Notificação de Violências”, o evento tem o objetivo de qualificar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde). O evento é em conjunto com ações de estudantes da UFPR. Dessa forma, o encontro versará sobre as alternativas de garantir o acesso da população LGBT aos serviços de saúde.
Além das discussões sobre inclusão para capacitar funcionários do SUS o encontro ainda debaterá os contextos que geram a exclusão ou atendimento não especialidade. Questões sobre a LGBTfobia internalizada na sociedade serão um dos pontos debatidos como geradores da exclusão. Dessa forma, haverá conscientização sobre a especificidade do atendimento a ser dispensado para a população LGBT.
O encontro explicará um pouco mais sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. O documento foi instituído em 2011 com o objetivo de promover a saúde dessa população. Dessa forma, o documento oferece orientações para eliminar o preconceito institucional e garantir o acesso universal ao SUS.
Inscrições
Os interessados em participar do evento poderão se inscrever gratuitamente através de formulário preenchido online. O “Encontro sobre a Política de Saúde LGBT e Notificação de Violências” será no dia 26 de outubro de 2018. O horário será das 8 às 17 horas. O local do evento é o Setor de Ciências da Saúde da UFPR localizado na Rua Padre Camargo, 280, Alto da Glória, Curitiba.