Jovens LGBT confrontam manifestantes pró-Bolsonaro no Centro Cívico

Redação Lado A 01 de Outubro, 2018 09h29m

As manifestações contra e a favor do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) tomaram conta das ruas no último final de semana. Em Curitiba, milhares de pessoas se reuniram no sábado, dia 29 de setembro, para lutar contra a eleição desse retrocesso. Por outro lado, no domingo, alguns manifestantes também se reuniram a favor do candidato.

Com discursos extremamente homofóbicos, machistas e racistas, Bolsonaro ainda é ovacionado por parte da população. Alguns manifestantes se vestiram de verde e amarelo para desfilar em carreata pelo centro de Curitiba. Contrários à ameaça contra a democracia que o candidato representa, alguns manifestantes LGBT se reuniram para enfrentar o grupo pró-Bolsonaro.

A carreata saiu da Praça Nossa Senhora da Salete em direção ao Parque Barigui e causou um verdadeiro caos no trânsito da cidade. Ainda no Centro Cívico, jovens LGBT aparecem em um vídeo com bandeiras da comunidade e gritando contra o candidato Bolsonaro. Aos gritos de “Ele Não”, eles eram confrontados pelas buzinas dos carros favoráveis ao presidenciável.

Manifestações

Mais de cem cidades do Brasil foram palco de manifestações contra Jair Bolsonaro no dia 29 de setembro. O movimento foi convocado durante semanas pela internet por um grupo de mulheres. Mais de 3 milhões de mulheres estão reunidas na internet contra Bolsonaro no grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro” que até mesmo já foi hackeado, mas continua crescendo.

A estimativa das organizadoras do ato em Curitiba estimam a presença de 10 mil pessoas. No entanto, a grandeza do evento dá a impressão de muito mais participantes, dado o espaço ocupado pelos manifestantes entre a Boca Maldita e a Praça Santos Andrade. A maioria das participantes eram mulheres, mas também estavam presentes homens, idosos e crianças.

Em contrapartida, o evento a favor de Jair Bolsonaro não teve tanta adesão. Para desmerecer o movimento das mulheres, muitos seguidores do candidato estão espalhando fake news sobre as manifestações que lotaram centenas de cidades no Brasil. Na mesma data da carreata a favor do candidato em Curitiba, acontecia um encontro LGBT na Praça 19 de Dezembro.

Veja o vídeo dos jovens LGBT em Curitiba

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS