Cascavel e Maringá têm casas de acolhimento para a população LGBTI

Redação Lado A 19 de Novembro, 2018 09h12m

COMPARTILHAR

TAGS


A população LGBT das cidades paranaenses de Cascavel e Maringá podem contar com centros de acolhimentos. A República de Acolhimento LGBTI, também chamada de Casa das Cores é uma instituição que atende pessoas LGBTI em situação de rua. O local também é considerado um ponto cultural dessa comunidade. Assim, os trabalhos se intensificaram devido ao resultado das eleições 2018.

Inaugurado recentemente, o projeto é uma iniciativa do Coletivo Cores da Diversidade, também na cidade de Cascavel. O espaço conta com apoio jurídico e psicológico, oficinas, palestras, atividades educativas. Além do acolhimento de pessoas em situação de rua ou violência, a casa oferece todo o apoio e luta pelos Direitos Humanos.

Apesar da ótima ideia e intenção, tanto em Cascavel quanto em Maringá está sendo difícil manter o projeto. Isto porque os organizadores precisam arrecadar dinheiro para manter as contas básicas e o aluguel. Como a casa tem muita rotatividade de pessoas que muitas vezes não têm como contribuir, a organização está pedindo ajuda pela internet.

Desde a inauguração das Repúblicas de Acolhimento LGBTI, em abril de 2018, existe uma arrecadação online sendo divulgada. Para o organizador Jeferson Luiz, de Cascavel, a casa de acolhimento é muito importante. Na cidade, há assistência para outras minorias, mas para a comunidade LGBT o projeto da Casa das Cores é a primeira. Além de pedir ajuda pela internet, a organização faz eventos como festas e rifas para arrecadas fundos. A casa ainda pretende aumentar as atividades oferecidas para proporcionar a inclusão social também através do emprego e educação.

Vaquinha

Para manter a Casa de Acolhimento LGBTI, os organizadores recebem doações em dinheiro e objetos. Produtos de limpeza e alimentos também são aceitos na casa de cultura. Através da internet, está disponível um link de vaquinha para arrecadar fundos da República das Cores de Cascavel. Em Maringá, está se iniciando mais  uma casa do mesmo projeto. Por outro lado, a cidade já conta com uma ONG, a Casa Missão Amor Gratuito que também ajuda a comunidade LGBT em situação de rua.

Em Cascavel é urgente a angariação de fundos que pode ser feita através da internet.

Para maiores informações sobre a Casa das Cores em Cascavel, basta entrar na página do Coletivo Cores da Diversidade.

A página da Casa Missão Amor Gratuito, em Maringá, também está disponível para doações através de contato com a página.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS