Jared Polis é o primeiro governador assumidamente gay eleito nos EUA

Redação Lado A 07 de Novembro, 2018 17h58m

COMPARTILHAR

TAGS


O estado do Colorado, nos Estados Unidos, acaba de eleger seu primeiro governador declaradamente homossexual. No Congresso americano há cinco anos, Jared Polis venceu de seu oponente Walker Stapleton ficando seis pontos na frente do rival na preferência dos votos. Durante sua campanha, o democrata defendeu causas como assistência médica universal, energia renovável e prevenção da violência.

Eleito com 51% dos votos, Jared Polis esteve ao lado da governadora do Estado de Oregon, Kate Brown. Bissexual, a governadora assumiu o seu cargo em 2015. Os EUA também já teve outro governador gay, Jim McGreevey, de Nova Jersey, mas que só se assumiu gay após renunciar ao cargo em 2004.

O fato de o Colorado ter votado em um político gay é histórico. Em 1992 o Estado foi apelidado de “Estado de Ódio”. O território ficou assim conhecido após seus eleitores aprovarem uma emenda constitucional contra a cidadania e proteção de pessoas LGBT. Durante toda a sua campanha e antes de entrar no Congresso, Polis sempre declarou abertamente a sua sexualidade.

Jared mantém sua carreira política com um discurso progressista e inclusivo. Junto de outras frentes da política americana como a transexual de 62 anos Chistine Hallquist, Polis faz oposição ao governo Trump. A transexual, no entanto, foi derrotada para o cargo de governadora de Vermont pelo republicano Phil Scott.

Diversidade

As eleições nos EUA em 2018 foram uma verdadeira revolução. Diante do governo conservador e autoritário de Trump, o restante do corpo político será formado de forma plural e diversificada. Nessas eleições, aumentaram o número de candidatas mulheres ao contrário. Nessa ano, um número recorde de 100 mulheres foram eleitas para cargos políticos nos EUA.

Em nova York, Alenxandria Ocasio-Cortez, de 29 anos, foi eleita a mulher mais jovem para o Congresso. Em Kansas, foi eleita a primeira mulher lésbica para o Congresso, Sharice Davids. Após derrotar Michael Capuano, Aryanna Pressley é a primeira mulher negra a ser eleita para o Congresso de Massachussetts.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS