Escritor gaúcho publica livro premiado sobre contos gays

Redação Lado A 31 de Dezembro, 2018 11h15m

Um livro de contos gays foi escolhido em 2018 como vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. A obra “As Coisas”, de autoria do estudante gaúcho Tobias Carvalho, de apenas 22 anos, venceu entre mais de 700 livros inscritos no concurso. O livro de Tobias reúne diversos contos com temática gay que se conectam entre si.

“As Coisas” foi selecionado por escritores renomados como Letícia Wierzchowski e Daniel Galera. Tobias Carvalho, que é estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS), não esperava vencer o concurso. O escritor não acreditou quando recebeu uma ligação da premiação avisando que ele era o vencedor.

Para Carvalho, o edital do concurso foi um incentivo para terminar a tempo a obra que já estava em andamento. O autor considera que seus contos são simples, mas com uma temática específica que conta como é a viver sendo homossexual. As histórias são atuais, descrevendo as relações dos dias de hoje, entre aplicativos de relacionamentos e a comunicação rápida. Segundo o autor, a relação com a sociedade e família enquanto homossexual também é relatada no livro. A obra é composta por 23 contos que misturam histórias pessoais e de amigos do autor.

Após vencer o prêmio, Tobias teve seu livro publicado pela editora Record. Inicialmente, a tiragem foi de 2 mil exemplares. Essa é uma outra situação que o autor não esperava, pois planejava enviar seu livro para editoras menores. Quando recebeu a notícia que sua obra seria diretamente publicada por uma grande editora, ficou surpreso.

Leitura

Tobias Carvalho tem o hábito de leitura e escrita desde a infância. Ele conta que sempre recebeu livros de presente de sua avó, e que ela nunca negou livros novos quando ele pedia. Assim nasceu o gosto pela leitura e escrita. Seu conto de temática LGBT é resultado de um grande esforço que servirá para espalhar conhecimento e cultura LGBT no Brasil.

O livro “As Coisas” já está disponível para venda nas principais livrarias do Brasil e também pela internet.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS