Em sua primeira luta profissional, boxeador trans Pat Manuel vence adversário nos EUA

Redação Lado A 14 de Dezembro, 2018 08h44m

COMPARTILHAR

TAGS


Um boxeador trans conseguiu uma vitória histórica na última competição da qual participou nos EUA. Pat Manuel tem 34 anos e chegou a ser vaiado minutos antes de a luta começar. Surpreendendo aos presentes, Manuel derrotou um homem cis na luta, o boxeador Hugo Aguiar,e se tornou o primeiro homem trans a competir profissionalmente.

A luta aconteceu no dia 9 de dezembro em Indio, Califórnia, e gerou muitos comentários durante a competição. Algumas pessoas admiram a trajetória de Manuel, mas outras subestimaram o seu potencial. Com relação aos comentários de desaprovação, no entanto, o lutador não deixou se abalar e perseverou na busca pela vitória. Hugo Aguiar, seu oponente, não o subestimou ou tratou com diferença por ser um homem trans, o que deixou Pat admirado.

Após uma difícil competição, Pat comemora uma vitória mais que merecida. Durante a última luta que lhe trouxe o título de primeiro homem trans dos EUA a vencer um adversário no ringue, ele precisou se empenhar para vencer. A luta durou quatro rounds nos quais Pat quase caiu por duas vezes, mas conseguiu superar seus obstáculos. A vitória, de acordo com a decisão dos juízes presentes, foi de 39 a 37 contando vantagem para Pat.

Transição e preconceito

A vitória de Pat Manuel levanta uma reflexão sobre homens trans no esporte. O boxeador já está no esporte há vários anos, desde antes da transição. Pat revelou durante as declarações que deu sobre sua vitória que já sofreu muito preconceito na luta. O lutador contou que vários homens se recusaram a lutar com ele quando souberam que ele é um homem trans.

Felizmente, no seio familiar o boxeador sempre foi acolhido. Sua mãe sempre soube da condição de transexual do filho e sempre o apoiou em seu processo de transição. O atleta começou o seu tratamento hormonal em 2013 e rapidamente apresentou diversas mudanças em seu corpo. No esporte, Pat foi conseguindo cada vez mais espaço mostrando o seu potencial, como na última luta em que se tornou o primeiro homem trans a vencer uma luta nos EUA.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS