Espetáculo LGBTI+ “Não Representadas” estreia em Florianópolis na próxima semana

Redação Lado A 25 de Janeiro, 2019 11h59m

Elaborada através de oficinas teatrais do projeto Teatro Líder, a performance “Não Representadas” terá sua estreia na próxima terça-feira em Florianópolis. O projeto Teatro líder está vinculado à Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH) e faz parte do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Durante a montagem da apresentação foram realizadas oficinas e projetos gratuitos em teatro. Os artistas que participaram trabalharam nas áreas de figurino, maquiagem, dramaturgia e produção audiovisual. Além do espetáculo “Não representadas” será exibido um curta-metragem que abrange a narrativa de gênero no formato de documentário. O curta foi produzido na oficina de audiovisual, ministrada pela cineasta Cíntia Domit Bittar, da Novelo Filmes

O processo de montagem do espetáculo durou seis meses com oficinas de crianção. As metodologias do “Não representadas” abordaram improvisação dentro da ideia de resistência. O objetivo era unir as experiências de resistência dos artistas que colaboraram com a produção junto com os processos de improviso que resultaram no espetáculo. Dessa forma, os participantes também encontraram na arte uma forma de acolhimento.

A escolha do tema para as aulas que resultaram no espetáculo foi “ADEH e Resistência”. As aulas foram teóricas e práticas e incluíram como personagens pessoas trans que já eram vinculadas à instituição. Uma dessas artistas é a ativista Selma Ligh. Para a realização das gravações, foram usados recursos e equipamentos da ADEH e dos próprios artistas, demonstrando a possibilidade de se fazer documentário de forma acessível e comunitária.

O dia de estreia de “Não representadas” será em 29 de janeiro. Nesta mesma data ficou instituído o Dia Nacional da Visibilidade Trans. O projeto foi realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

Programação

O espetáculo “Não Representadas” terá sua estreia no dia 29 de janeiro e estará em cartaz até o dia 1º de fevereiro. Entre os dias 29 a 31 de janeiro, o horário de apresentação é às 20 horas. Já no dia 1º de fevereiro haverá duas sessões, uma às 17 horas e outra às 20 horas. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos no local uma hora antes do espetáculo.

“Não Representadas” será exibido no Teatro SESC Prainha. O endereço é Tv. Siríaco Atherino, 100, Centro de Florianópolis.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS