Vereador gay se torna presidente da Câmara de Cruz Alta no Rio Grande do Sul

Redação Lado A 04 de Janeiro, 2019 21h05m

O vereador da cidade de Cruz Alta (RS), Everlei Martins (PCdoB), de 36 anos, é o novo presidente da Câmara dos Vereadores de seu município. Gay assumido, Everlei afirmou que sua posse como presidente é uma forma de mostrar como o diálogo e respeito podem contribuir para as diferenças.

Segundo o atual presidente, sua gestão vai tornar a Câmara de Cruz Alta um ambiente de debates. Para o parlamentar, questões pessoais devem ser deixadas de lado e é necessário pensar no desenvolvimento da cidade. Em sua região, Everlei é conhecido por seu ativismo em prol da comunidade LGBT, assim como seu trabalho na política.

Por ser muito ativo nas questões LGBT, o presidente acredita ser bastante necessária a atuação dessa população na política. De acordo com Everlei, é necessário promover a visibilidade e discussões de pautas importantes para a comunidade. Por isso, o cargo de presidente representa uma grande vitória diante do conservadorismo de seu município.

Trajetória política

Everlei Martins começou sua trajetória política nos movimentos sociais. O parlamentar é fundador do Grupo Diversidade Cruz Alta. Através dessa organização, foi indicado ao Prêmio Estadual de Direitos Humanos. Além disso, ele recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares em função de sua atuação política em prol da representatividade negra.

Ao escolher um partido, optou pelo PCdoB por se identificar com a luta dos trabalhadores. Antes, já fez parque do PSB. De acordo com Everlei, o machismo e a LGBTfobia estão ligados com o sistema econômico atual que explora o trabalhador. Além disso, ele considera que a atual conjuntura política precisa de renovação, de juventude e novas discussões sobre os direitos de todas as pessoas.

Eleito pela primeira vez em 2012, Everlei acumula uma boa preparação. O presidente é formado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Com sua atuação em prol das minorias e, em especial da comunidade LGBT, se tornou o primeiro gay assumido a ocupar um cargo político em sua região.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS