Discurso de Carlinhos Maia ao se assumir gay é criticado por youtuber e internautas

Redação Lado A 09 de Fevereiro, 2019 11h59m

O digital influencer Carlinhos Maia postou um storie no Instagram em que assume sua homossexualidade e foi criticado pelo youtuber Vitor DiCastro, do Quebrando o Tabu. Além de se assumir gay, Carlinhos ainda anunciou que está noivo e irá se casar em breve com Lucas Guimarães. A declaração do digital influencer, no entanto, levantou comentários na internet pela forma de se expressar. Carlinhos chegou a ser chamado de homofóbico pelos internautas.

Sua declaração para contar aos seus seguidores sobre ser homossexual mencionou uma “ditadura gay”. Segundo Carlinhos, a comunidade LGBTQ+ o pressionou a “sair do armário”, cobrança que ele disse não ter recebido de amigos e seguidores heterossexuais. “Teve um tempo em que a ditadura começou a me machucar muito mais do que qualquer hétero.”, disse Maia.

A declaração gerou inúmeras críticas, principalmente de seguidores da comunidade LGBTQ+ que consideraram a fala do comediante como homofóbica. Carlinhos disse ainda que não critica a forma como qualquer pessoa vive. No entanto, disse “não vão me ver botando saia, shortinho, salto alto e batom”. “Sou um gay que gosto de ser homem”, completou.

Carlinhos Maia fez essa declaração no domingo, 3 de fevereiro, para mais de 11 milhões de seguidores no Instagram. Depois disso, o digital influencer precisou lidar com as inúmeras críticas. Em resposta aos comentários, ele disse que “enquanto houver guerra na nossa classe, jamais haverá amor e respeito”.

Carlinhos Maia é de origem humilde e foi adotado ainda nos primeiros dias de vida. Sua mãe, que é deficiente auditiva, sempre aparece em seus vídeos. Com humor, o digital influencer conquistou muito espaço na internet conseguindo o título de “Rei do Instagram”. Desde o início de seu trabalho na internet, ele nunca assumiu sua homossexualidade. Seu público também sempre foi, em sua maioria, composto por heterossexuais.

Quebrando o Tabu

A página Quebrando o Tabu também acumula milhões de seguidores e recordes de visualizações e compartilhamentos na internet. A plataforma se dedica em abordar assuntos sobre minorias e Direitos Humanos.

Recentemente, o youtuber gay Vitor DiCastro começou a postar vídeos através da página. DiCastro começou sua trajetória na internet através do Youtube e Instagram com vídeos de humor sobre astrologia.

No vídeo do Quebrando o Tabu, Vitor DiCastro contesta as declarações de Maia. De acordo com o youtuber, o posicionamento do digital influencer foi nocivo e ignora a realidade da comunidade LGBT+. DiCastro considerou ainda que Maia reproduziu um discurso opressor e que distorce a realidade.

Por outro lado, é preciso considerar que nem todas as pessoas são desconstruídas e entendem a realidade da comunidade LGBT+. Carlinhos Maia enfrentou, dentro de seu contexto social, as dificuldades de se assumir. Um indício dessa dificuldade é o fato de ele ter “escondido” seu noivo por muito tempo, situação pela qual ele pediu desculpas.

Mesmo com as críticas ao seu posicionamento e com a reivindicação de DiCastro, Maia entendeu a necessidade de aprender e desconstruir. Humilde, o digital influencer comentou o vídeo do Quebrando o Tabu no Instagram. “Ainda é muito difícil essa desconstrução dentro de mim, mas estou aqui para dizer a todos que quero aprender mais, além do meu umbigo”, disse. “São vídeo como esses, que ao invés de atacar, têm paciência de explicar. Obrigado, tentarei dia após dia ser uma pessoa ainda melhor.”, finalizou.

O casamento de Carlinhos Maia com Lucas Guimarães já tem padrinhos e madrinhas confirmados. A princípio, foram convidados a cantora Simone da dupla Simone e Simaria, Anitta, Géssica Kayane, Tirulipa e Whinderson Nunes. A cerimônia deverá acontecer em Piranhas, Alagoas. Além desses famosos, DJ Alok e Wesley Safadão estarão agitando a festa.

Vídeo

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS