Rede de academias instala botão de pânico para alertar pegação

Redação Lado A 01 de Fevereiro, 2019 18h03m

COMPARTILHAR

TAGS


Segundo uma imagem que circula nas redes sociais, a rede de academias Smart Fit está tomando providências para evitar a pegação dentro de seus banheiros. A prática chamada de “banheirão”, na qual homens se encontram em banheiros ou vestiários para sexo é antiga. Com a crescente adesão do público gay à Smart Fit, a prática chegou até seus vestiários.

Na imagem constantemente compartilhada, aparece um botão com o logotipo da academia que estaria instalado nos banheiros. Ao lado do dispositivo, um aviso diz que o botão pode ser acionado em caso de condutas “inapropriadas”.

Algumas franquias estão adotando essa medida. “Pressione esta campainha caso perceba qualquer conduta inapropriada neste local”, diz o aviso de uma franquia do Rio de Janeiro. Já outras avisam que não toleram “atos obscenos no banheiro”. Algumas já foram mais diretas e colocaram avisos dizendo que não é permitido que duas pessoas tomem banho juntas.

A prática do “banheirão” é muito comum entre homens nos banheiros. Isso acontece não só em academias mas também em outros locais como bares e estações de ônibus ou trem. A prática surgiu na época em que os banheiros eram os únicos locais de encontros para sexo gay, que devia ser totalmente sigiloso devido ao preconceito.

A Smart Fit vende uma imagem de espaço gay-friendly, por isso atrai muitos clientes LGBT+. A prática do “banheirão” dentro da academia não é de hoje, mas os casos começaram a aumentar e tomaram as atuais proporções. Na internet é possível encontrar diversos vídeos de sexo entre homens em banheiros que dizem ser da Smart Fit.

Críticas

A prática do “banheirão” dentro da academia tem sido muito criticada. Por outro lado, a Smartfit também é alvo de críticas sobre a forma como lida com o assunto. A colocação de avisos diante da falta de um diálogo chamou a atenção. Um cliente chegou a publicar uma carta questionando a atitude da academia. “A quem e o que lesa a pegação escondida e consentida?”, questionou. Dessa forma, interpretou-se que a academia estava apenas atendendo à reclamações de outros usuários e não se abrindo ao diálogo sobre uma boa parcela de seus clientes que são LGBT+.

A colocação dos botões não foi a única medida tomada para evitar a “pegação”. Em 2017 uma das franquias da rede chegou a contratar um segurança para vigiar e impedir a “pegação” nos banheiros. Além disso, a empresa ainda enviou um comunicado aos seus clientes avisando sobre a proibição de banhos em conjunto. A Smart Fit disse que a desobediência da regra poderia resultar no cancelamento do plano do aluno.

“A Smart Fit esclarece que, para garantir maior conforto aos clientes e também em linha com as normas de conduta previstas em contrato, apresentado no ato de contratação, os boxes/cabines de banho localizados no interior dos vestiários são de uso individual. O não cumprimento dessa e qualquer outra disposição está sujeito às sanções previstas nas normas de utilização da Smart Fit.”, diz o comunicado da academia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS