Secretária da Mulher e Direitos LGBTI da APP Sindicato, Lirani Franco, falece aos 56 anos

Redação Lado A 27 de Fevereiro, 2019 10h38m

A professora Lirani Maria Franco, de 56 anos, faleceu no dia 26 de fevereiro de 2019, na cidade de Curitiba. Franco era secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI da APP-Sindicato e professora aposentada que se dedicava à luta dos trabalhadores e minorias. Vítima de uma hemorragia cerebral consequente de uma cirurgia que realizou um dia antes da morte, Lirani deixou marido e filha.

A secretária da APP-Sindicato era natural de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Formada em matemática, exerceu a docência durante mais de 30 anos. Além disso, Lirani era formada em Ciências Contábeis, especializada pela UFPR e Unicentro. Na PUCPR, recebeu o prêmio de Mérito Acadêmico após a sua primeira formação pela qual lecionava.

Formada também em Política, Lirani fez parte do Programa de Desenvolvimento Educacional do Governo do Estado (PDE/SEED). Entre os anos de 1989 e 1990, foi diretora de colégios estaduais de Curitiba e Mandirituba. A professora já lecionou nos colégios Jorge Andriguetto, Décio Dossi, Estadual do Paraná e Joaquim Oliveira Franco.

Na política, Lirani Franco também teve uma forte atuação. Foi vereadora em Fazenda Rio Grande durante os dois mandatos que exerceu entre 2001 a 2004 e 2009 a 2012. Durante o segundo mandato, atuou ainda como parte da diretoria das comissões de Constituição e Justiça e Educação, Tecnologia e Meio Ambiente.

Lirani Franco era feminista e se dedicava à luta das mulheres. Assim, participou da organização da Marcha Mundial das Mulheres. Na APP-Sindicato, organização de professores, atuou à frente das comissões de mulheres e LGBTs. Além disso, Lirani também liderou a direção da CNTE e do Núcleo Sindical Curitiba Metropolitana Sul.

Sepultamento

O velório de Lirani Maria Franco começou ainda no dia 26 de fevereiro, às 23 horas, na Sede estadual da APP- Sindicato. Na manhã de 27 de fevereiro, aconteceu um cortejo em homenagem à professora, em Fazenda Rio Grande. O enterro está marcado para às 16 horas no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Homenagem da APP-Sindicato

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS