Pela primeira vez, cineasta trans conquista cargo no parlamento tailandês

Redação Lado A 26 de Março, 2019 14h41m

COMPARTILHAR

TAGS


Candidata pelo Partido Futuro para o Futuro, a cineasta transexual Tanwarin Sukkhapsit conseguiu se eleger e é a primeira trans no parlamento da Tailândia. Seu partido foi fundado há pouco tempo, um ano, mas vem trabalhando de forma ativa dentro da política do país. Dessa vez, o partido conseguiu enfim colocar um de seus membros na política.

Além de se identificar como trans, Tanwarin é bissexual, o que representa um grande espaço social para a comunidade LGBTI+ ao alcançar um posto na política. Uma das lutas da candidata eleita, inclusive, diz respeito à sua comunidade. Tanwarin pretende lutar dentro do parlamento pelo direito do casamento homoafetivo. Além disso, a parlamentar pretende lutar pela adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Essa foi a primeira eleição realizada na Tailândia desde o golpe militar que ocorreu no país em 2014. O novo período democrático veio mais inclusivo e, além de Tanwarin, permitiu a participação política de outros representantes de minorias sociais.

Trans e política

Além da cineasta Tanwarin, a candidata Pauline Ngarmpring também concorreu para o cargo de primeira-ministra. Ela também é transexual e faz parte do Partido Machachon, que luta pelos Direitos Humanos na Tailândia.

Já sobre a cineasta Tanwarin, uma de suas motivações para entrar na política diz respeito ao seu próprio trabalho. Em 2010 ela lançou seu filme Insetos No Quintal, que foi censurado. A justificativa para barrar o filme foi de que o longa era uma “indecência moral”. Essa situação fortificou a cineasta que entendeu a necessidade de estar em meio às forças políticas para mudar situações de preconceito e censura.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS