Portugal está em primeiro lugar no ranking de países mais gay friendly

Redação Lado A 06 de Março, 2019 10h30m

De acordo com um estudo recentemente divulgado pela Spartacus Gay Travel, Portugal está entre os países mais gay friendly do mundo. Além desse país, Suécia e Canadá também aparecem na lista. Dentre 197 países que atenderam a determinados requisitos, os países de melhor colocação são europeus.

Portugal ficou em primeiro lugar por atender aos critérios de adoção, casamento, direitos de pessoas trans e com relação à prevenção da violência contra LGBTs. Já a Chechênia, território russo envolvido em crimes contra a vida de LGBTs, ficou em último lugar no ranking da Spartacus Gay Travel.

O índice ainda mostrou que atenderam a alguns dos 14 requisitos para ser um destino gay friendly os EUA. Porém, o país ficou em 47º lugar no ranking. Existe por isso a suspeita de que o novo governo de Trump, que vem retirando direitos de LGBTs, em especial de transgêneros, fez os EUA cair no ranking de destinos para LGBTs.

Já os países como Croácia, Macau, Seychelles, Cuba, Costa Rica, Chile, entre outros, ficaram perto da colocação dos EUA. Tais países, assim com Cuba que é favorável aos direitos humanos, não alcançam ainda os requisitos necessários para diminuir a LGBTfobia.

Salto

Em primeiro lugar esse ano, Portugal deu um salto no ranking de outras edições. No ano passado, o país ocupou o 27º lugar no índice, posição que hoje está ocupada por países como Austrália, Argentina, Guadalupe e Martinica. Junto com Portugal, Canadá e Suécia tiveram nota máximo ao atingir os critérios do ranking.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS